PARAÍSO 200 ANOS

Parabéns São Sebastião do Paraíso 200 anos

(1821 - 2021)
Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 26-10-2021 17:30 | 648
Foto: Tiel/Jornal do Sudoeste

A “Cidade dos Ipês” e “Dos Cafés Finos”, foi fundada em 25 de outubro de 1821, portanto neste 25 de outubro completará 200 anos. Esta bela e progressista cidade que fica localizada na região Sudoeste de Minas Gerais, o município tem 822 km2, população estimada em 80 mil habitantes.

Tem economia baseada na produção de café, agropecuária, conta com um setor comercial pujante e dois parques industriais em pleno desenvolvimento. No setor da saúde, temos o Hospital da Santa Casa de Misericórdia e anexo no mesmo prédio o Hospital do Coração. A cidade conta também com Hospital Psiquiátrico Gedor Silveira. Eles se tornaram hospitais referência, atendem pessoas não só de Paraíso, mas também de nossa região, do Estado de Minas e também de outros estados.

A cidade conta com mais de uma dezena de Postos de Saúde, com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e duas excelentes empresas particulares de plano de Saúde, que dispõem de quartos para internação e salas exclusivas para pequenos procedimentos cirúrgicos.

No prédio da UPA há salas de enfermaria onde quando necessário pacientes ficam internados, recebendo provisoriamente atendimento médico e medicamento e se preciso for, são transferidos para a Santa Casa de Misericórdia.

No prédio do antigo Pronto Socorro há serviço agendado de atendimento médico, ambulatório e exames laboratoriais.

No setor de Segurança Pública a cidade é sede do 43.º Batalhão da Polícia Militar, da 4.ª Delegacia Regional de Polícia Civil, do 2.º Pelotão Corpo de Bombeiros Militar e conta uma bem montada Guarda Civil Municipal.

No setor de Educação, a cidade está muito bem servida de Escolas Municipais, Estaduais e particulares do Ensino Básico e Fundamental. É sede da Superintendência Regional de Ensino (SRE). Conta também com duas instituições de ensino superior particulares, que disponibilizam várias faculdades.

 Para 2022 está previsto para acontecer um fato histórico e de fundamental importância para o desenvolvimento educacional e em todos os aspectos econômicos no município paraisense. Trata-se da inauguração do campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o início das aulas, anunciado para o mês de março.

Cultura e Folclore, com destaque para a festa das Congadas, desfiles de Ternos de Congo e Moçambique, que acontecem no final do ano entre os dias 26 de a 30 de dezembro. Outra manifestação folclórica marcante ocorre no início do ano, do dia 1.º a 6 de janeiro na zona rural e urbana de Paraíso, as apresentações de Companhias (Folias) de Santos Reis, com festas regadas e com farturas de vários tipos de doces caseiros servidos aos devotos presentes.

Em se tratando de infraestrutura, Paraíso tem o importante Aeroporto Regional Joaquim Montans Jr., com pista asfaltada, com iluminação artificial específica que habilita para pousos e decolagens noturnas.

As águas que abastecem a população paraisense são oriundas do Rio Santana, Córrego dos Pilões e Córrego Liso.

No setor de comunicação, São Sebastião do Paraíso dispõe de imprensa falada, escrita e televisiva, sendo as emissoras: Rádio da Família (AM) 820 Khz, Paraíso FM 89.7 Mhz, Antena 10 FM 106.9 MHz, Apar FM 105,7 MHz, Massa FM 101,9 MHz, Rádio Fiel 103,9 e Rádio Onda Livre FM 105, MHz. Web Rádios de São Sebastião do Paraíso: Excelsior Web Rádio, Nova Difusora Web Rádio, Rádio Sintonia, Duas Rodas Web, Rádio Saudade do Sertão e Mundial Gospel. Jornal e Revista Impressa, sendo o bissemanário de Circulação Regional Jornal do Sudoeste (que também tem sua versão digital) e a Revista mensal, Expressão Livre. Os dois canais de tevê são a TV Sudoeste e a Líder TV.

No Esporte, Paraíso foi contemplado com a bela Arena Olímpica João Mambrini com capacidade para receber confortavelmente sentados mais de dois mil expectado-res. Nela foram disputados campeonatos municipais, estadual, nacional e internacional de diversas modalidades esportivas, inclusive campeonato Brasileiro de Futsal, de Handebol, e eventos internacionais como a Copa América de Basquetebol Masculino Sub-18.

 Vale lembrar que a Arena Olímpica João Mambrini serviu de palco para treinamento de equipes de Basquete Juvenil de Países das Américas do Sul e do Norte se preparando para disputar campeonatos das Américas do Sul, Central e do Norte.