APC

ENTÃO é Natal?

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 30-11-2021 00:02 | 189
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

Natal sim! Carnaval não! O melhor presente de Natal é perceber o quanto você já tem e o melhor enfeite de Natal seja distribuir um grande sorriso por todos que amamos.

É. O fim de ano se aproxima e, com ele, a correria em busca dos presentes. Não tem jeito, todo ano é assim, com ou sem pandemia. Mas também é tempo de fazer uma coisa, convenhamos, de que ninguém gosta: reflexão! Passamos o ano todo em negras nuvens, dificuldades várias, grandes problemas. Bem disse o Papa Francisco lá em 2015 com sua sabedoria inigualável, “soa falso festejar o Natal com todo o mundo em guerra.

Um mundo que escolheu o ódio e o desamor entre as pessoas. Mais, a guerra é a escolha de quem prefere as riquezas ao ser humano. A ganância e a troca do ser pelo ter.

Estamos aproximando do Natal e haverá luzes, festas, sinos, árvores iluminadas, presépios... incontestes, com certeza... Mas é tudo ‘falso’. Uma noite do dia vinte e quatro para vinte e cinco, uma virada de sexta para sábado, só uma noite e um dia. E as outras noites e os dias subseqüentes?

A grande justificativa disso é tão somente comercial, faturar mais neste ano em relação ao ano passado. As pessoas não estão preocupadas com as doenças, a pandemia, a segunda e terceira onda. A fome, a miséria, o desemprego, milhares de crianças sem educação devida, desabrigadas.

Não nos fará bem neste Natal se não ensejarmos crescimento e tomada de uma perspectiva consciente. Isto pode pedir para que todos encontrem o seu melhor e a paz. O verdadeiro significado do Natal é o amor (João 3:16 - 17). A verdadeira história do Natal é a história de Deus se tornando um ser humano na Pessoa de Jesus Cristo.

Mas... Gente boa, o Natal está chegando. Que venha! Mais real! Mais fraterno! Mais humano! Fará bem a todos nós! Natal? Ouçam os sinos tocando, boas novas e alegria com nascimento de Jesus. Cantam os Anjos, é noite de Natal!

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG – e-mail: fmjor31@gmail.com