CRONISTA E HISTORIADOR

Paraíso era assim...

Por: Redação | Categoria: Cultura | 29-01-2022 00:07 | 1854
Ruy Rey e orquestra
Ruy Rey e orquestra Foto: Reprodução

Os clubes de Paraíso com finalidades de proporcionar aos seus associados diversões recreativas e culturais, os mais antigos foram a Liga Operária, fundada em 1926 e o Clube Paraisense em 1938.

Confesso que presenciei os seus auges em festividades e frequentei assiduamente.

Artistas e orquestras de renome nacional estiveram presentes no Clube Paraisense, como Severino Araújo, Ruy Rey também do Rio de Janeiro, outra internacional Casino de Sevilha. E artistas e cantores da época como Linda Batista, Dick Farney e outros.

Certa ocasião estava apresentando em Paraíso o cômico Ankito, da Companhia Atlântida de Cinemas e aconteceu um feito hilariante com ele, passo a relatar:

Ficou todo pessoal hospedado no Hotel Cosini.  Não sei porquê, no final da apresentação ele resolveu voltar a pé para o hotel, mas perdeu a referência e foi parar no baixo meretrício, pois seu show aconteceu na Liga Operária.

Nos anos 40 a Liga Operária sempre promovia festejos no Dia do Trabalho, e foi eleita a mais bela mulata e sua coroação seria no baile, como também seria empossado o novo presidente eleito.

Aconteceu que no dia das festividades foi visto o presidente com uma mala descendo em direção da estação ferroviária, e não deu outra, com dinheiro arrecadado a rainha e o presidente partiram para um affair, e o que se sabe é que até hoje não se teve mais notícias, escafedeu-se de vez.

No tempo de mocidade confesso que fazíamos peraltices juntamente com os amigos, e resolvemos entrar na Liga sem comprar ingressos. Então pulamos o portão da casa vizinha da Liga Operária e entramos pelos fundos. Na época havia um túnel por debaixo do palco que se comunicava com a parte interna do salão.

Fizemos essa travessura de terno e gravata.

Ao entrar no salão do clube só restava teia de aranha em todo corpo, ficamos apavorados e fomos direto para o reservado, mas deu tudo certo!

Bons tempos!

Sebastião Pimenta Filho
Historiador

Linda Batista  (Famosa cantora)
O Cômico Ankito