XEQUE MATE

Como os enxadristas chegam ao Torneio de Candidatos 2022

Por: Dwlyan Santos | Categoria: Esporte | 29-05-2022 05:51 | 469
Alireza Firouzja, atualmente naturalizado Francês, é a ascensão do momento
Alireza Firouzja, atualmente naturalizado Francês, é a ascensão do momento Foto: Reprodução

O Torneio de Candidatos irá acontecer entre os dias 16 de junho a 17 de julho de 2022, em Madri, na Espanha. Quem vencer o torneio, que tem 8 participantes, terá a chance de desafiar o campeão mundial Magnus Carlsen.

Aos 18 anos, Alireza Firouzja (França) chega ao Torneio de Candidatos 2022 em plena ascensão. Nos últimos meses pulou, momentaneamente, para a 2ª posição no ranking mundial FIDE e mantém-se acima dos 2800 pontos de rating. O próprio Magnus Carlsen (Noruega) afirma que só irá defender o título se for contra Firouzja, tamanho o respeito do atual Campeão Mundial pelo prodígio.

É fato que Fabiano Caruana (EUA) não vive um bom momento. O enxadrista chegou a incríveis 2842 pontos de rating no início de 2020, mas a partir de então, despencou para 2781. De todo modo, Fabiano Caruana ainda é o número 4 do mundo e tem um retrospecto incrível no Torneio de Candidatos.

Atual vice-campeão mundial, Ian Nepomniactchi (Rússia) pode lutar pelo título mais uma vez. Essa é sua segunda participação nos Candidatos. Atual número 8 do mundo, "Nepo" está com 2773 pontos de rating e o seu momento ainda reflete uma natural "ressaca" após a perda da disputa do título mundial.

Aos 26 anos, Richárd Rapport (Hungria) chega ao seu primeiro Torneio de Candidatos no auge de sua carreira: 6ª colocação no ranking da FIDE com 2776 pontos. Se a inexperiência no evento é prejudicial, por outro lado, seu momento incrível mostra que Rapport pode surpreender e lutar pelo título.

Hikaru Nakamura (EUA) jogou o Torneio de Candidatos em 2016, quando terminou com 50% de aproveitamento. Em sua segunda participação, Nakamura retomou o alto nível mesmo dedicando boa parte do seu tempo a sua carreira de streamer. A expectativa é a de que Nakamura encante o público com suas belas partidas, mas isso não deve ser suficiente para lutar pelas primeiras posições.

Entre os participantes, Teimour Radjabov (Azerbaijão) é o mais antigo no ciclo pelo Campeonato Mundial. No longíquo ano de 2004 perdeu a semifinal do Campeonato Mundial para Michael Adams, por 2.5 x 1.5. Em 2011, perdeu nas quartas de final dos Candidatos para Vladimir Kramnik por 4,5 x 3,5. E na edição de 2013 teve uma atuação ruim, terminando na lanterna com 7 derrotas, 1 vitória e 6 empates. É preciso respeitar o histórico do enxadrista do Azerbaijão, embora seja difícil que ele tenha ânimo para lutar na parte de cima da tabela.

Atual número 15 do mundo com 2750 pontos, o polonês JanKrzysztof Duda (Polônia) chega ao seu primeiro Torneio de Candidatos em um bom momento na carreira. Duda, porém, ainda precisa demonstrar resultados mais consistentes contra os top 10 do mundo. Aos 23 anos, o Torneio de Candidatos 2022 pode ser uma boa demonstração do que o enxadrista polonês pode mostrar nos próximos anos.

O evento também conta a participação de Ding Liren (China), que ainda precisa ter a participação confirmada, embora tudo indique que ele estará no evento no lugar de Sergey Karjakin (Rússia), banido por seis meses por apoiar a guerra na Ucrânia. Ding foi o número 2 do mundo há vários anos e isso por si só já o qualifica como um sério candidato ao título mundial. No entanto, não conseguiu lutar pelo título dos Candidatos nas duas ocasiões que participou do torneio. Em 2018 foi o quarto colocado com uma vitória e treze empates. E em 2020/21 ficou em quinto com 4 vitórias, 4 derrotas e 6 empates. Será que chegou o momento? Vale ressaltar que Ding Liren ficou praticamente inativo no período pandêmico e teve de contar com uma ajuda do destino e da Federação Chinesa para garantir sua vaga no Torneio de Candidatos.

E aí, quem será o próximo desafiante ao título de campeão mundial!?

Qr Cold  - Conheça nosso projeto