Classificados  Edição_Digital  Twitter  Facebook  Expediente  Fale_Conosco

   Notícias   Colunas   Na Web  

 ÚLTIMAS   Cidades   Cultura   Economia   Educação   Esporte   Mundo   Polícia   Política   COLUNAS   FOTOS 

São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais - Brasil - 16:01

 

Publicada em 12/10/2011 às 19:19:00


CURSOS

Ceduc abre inscrições para novos cursos técnicos profissionalizantes

Ana Carolina Bonacini

SAO SEBASTIAO DO PARAISO



 

 


As inscrições para o processo seletivo dos novos cursos técnicos profissionalizantes em Hospedagem e Química do Ceduc (Centro de Educação do Sudoeste Mineiro) de São Sebastião do Paraíso vão até o dia 3 de dezembro.  Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio e concluintes devem levar uma cópia dos documentos pessoais, o certificado de conclusão de curso ou uma declaração que comprove que o aluno ainda esteja estudando.


Os cursos técnicos em Agro-negócio, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho do Ceduc também recebem inscrições até o mesmo período.


A data do processo seletivo está marcada para o dia 4 de dezembro.  Uma pesquisa de interesse para a criação de novos cursos técnicos profissionali-zantes do Ceduc entrevistou duas mil pessoas, entre elas, estudantes e empresários, e apontou a preferência pelos cursos profissionalizantes em Hospedagem e Química, diz Terezinha Pimenta Pessoni, assessora acadêmica da Fecom (Fundação Educacional e Comunitária), mante-nedora do Ceduc e da Libertas Faculdades Integradas.


De acordo com a assessora, a área de Química está no cotidiano do trabalho em vários setores econômicos e assume importante papel no modelo de desenvolvimento adotado no país: das questões ambientais à segurança alimentar e energética. “Assim, é uma área que demanda permanente atualização e apresenta uma crescente exigência de trabalhadores qualificados. Profissionais de nível técnico na área de química são importantes para qualificar os serviços na área e dar suporte ao desenvolvimento do país” observa. 


Segundo Terezinha, a atividade do técnico em Química tem um papel de destaque neste contexto, considerando a necessidade cada vez maior deste profissional para atender atividades de indústrias de alimentos, metalúrgi-ca, exploração de minérios, agro-indústria, oleiro cerâmico, medicamentos, perfumes, empresa de produção de energia, órgãos governamentais que tratam do meio ambiente, controle de qualidade dos alimentos, entre outras. “Temos, portanto, um cenário de condições que propicia para o avanço da área de Química em nossa região e no Brasil”.


Os profissionais dessa área podem atuar no planejamento, coordenação, operação dos processos industriais e laboratoriais e de equipamentos nos processos produtivos. Eles também podem trabalhar no ramo de vendas e dar assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. “Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos e atua na responsabilidade ambiental e conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança” completa.


Os alunos que fizerem a opção pelo curso de Química utilizarão o Laboratório de Meio Ambiente da instituição considerado como um dos melhores e mais bem equipados da região.


Sobre hospedagem, Terezi-nha opina que é um importante elemento da oferta turística e fundamental para a prática do turismo, além de ser uma atividade lucrativa para o desenvolvimento econômico desta atividade. “Ressaltando que o município sede do Ceduc e região se encontram cercados pelo Circuito Turístico Nascentes das Gerais, do Lago de Furnas e das Montanhas Cafeeiras de Minas. Ainda, verificamos em Paraíso a ascensão da Arena Olímpica no cenário esportivo e os hotéis fazenda e estâncias balneárias” ressalta.


O curso de educação profissional técnica de nível médio em Hospedagem vinculado ao eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer compreende a tecnologias relacionadas aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, entretenimento e interação.


O Técnico em Hospedagem pode prestar serviços em hotéis, resorts, spas, pousadas, albergues, colônias de férias, flats, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde – hospitais, clínicas e casas de repouso -, acampamentos e navios.


Os cursos profissionali-zantes seguem as orientações do Catálogo Nacional de cursos técnicos do MEC (Ministério da Educação). “O Ceduc é a única escola profissionalizante da região que recebe visitas do MEC para o acompanhamento do trabalho. É também instituição única do sudoeste mineiro com convênio MEC/Proep (Programa de Educação Profissional) do MEC 037/2001” informa.


O curso técnico em Química tem a duração de 18 meses.  Um ano é o período do curso de Hospedagem. As inscrições também estão abertas para os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Sistemas de Informação da Libertas Faculdades Integradas.  O início das aulas está previsto para fevereiro de 2012.


 

Tags: Curso  Técnico 

 

 

VOLTAR     TOPO     IMPRIMIR


 

 

 

Outras Notícias

 

 

 

 


 

 

Mande sua noticia para o Jornal do Sudoeste

@jornaldosudoeste siga e receba as principais notícias da região

Mande suas sugestões e criticas para o Jornal do Sudoeste

Saiba quem faz o Jornal do Sudoeste

 

 

 

© Copyright 2014 Jornal do Sudoeste - Todos os direitos reservados