Classificados  Edição_Digital  Twitter  Facebook  Expediente  Fale_Conosco

   Notícias   Colunas   Na Web  

 ÚLTIMAS   Cidades   Cultura   Economia   Educação   Esporte   Mundo   Polícia   Política   COLUNAS   FOTOS 

São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais - Brasil - 00:20

 

Publicada em 08/01/2014 às 11:05:00


AMIZADE

Símbolo de Paraíso, “Árvore da Amizade” é cortada

Ipê branco da praça da Matriz, imune por lei, apresentava rachadura no tronco e oferecia riscos à população

Ralph Diniz

SAO SEBASTIAO DO PARAISO



 

Comprometida e com risco de cair, a “Árvore da Amizade”, um dos principais símbolos e cartões postais de São Sebastião do Paraíso, foi cortada na última semana. Nem mesmo o decreto municipal de 1977, que a tornava imune, foi capaz de deter que o ipê branco plantado pelo Rotary Club há 60 anos na praça Comendador José Honório (Matriz) fosse ao chão.


A retirada foi autorizada pelo Conselho Municipal de Conservação do Meio Ambiente (Codema). A Secretaria de Meio Ambiente apresentou um laudo elaborado que comprovava a necessidade do corte. Segundo o documento, a árvore estava com o tronco principal oco devido a ação de formigas e outros parasitas.


O alerta do risco de queda veio da Guarda Municipal, que informou a pasta sobre uma grande rachadura na estrutura da “Árvore da Amizade”. De acordo com a secretária Yara Borges, prefeitura e Codema avaliaram a espécie e constataram a necessidade do corte. “Não tivemos como salvá-la e infelizmente tivemos que sacrificá-la”, afirma.


Em nota emitida por sua assessoria de comunicação, a prefeitura lamenta o corte do ipê, tendo em vista a idade e representatividade da árvore no município, bem como a sua visibilidade na praça da Matriz. Informa ainda que a “Árvore da Amizade” foi condenada após rachadura na forquilha do tronco e que a condenação foi fundamentada em laudos emitidos pelo Corpo de Bombeiros, engenheiro ambiental e fiscal do meio ambiente.


Ainda de acordo com o documento, a permanência da árvore no local causaria riscos à população, que circula em grande volume por aquele local. A Secretaria de Meio Ambiente comunica que já estuda o plantio de uma muda da mesma espécie naquele mesmo lugar.


CEDRO RECUPERADO


EM UBERLÂNDIA


 


Em setembro do ano passado, um cedro de 90 anos, que faz parte da história de Uberlândia, passou por recuperação, pois estava infestada por pragas e para a recuperação, foi feita uma raspagem. Ela recebeu uma tela e cimento dentro do tronco como forma de vedar para os microrganismos deixarem de agir. O procedimento preventivo deu certo e o cedro continua em pé.


 

Tags: Amizade  Árvore  cortada  Paraíso  Símbolo 

 

 

VOLTAR     TOPO     IMPRIMIR


 

 

 

Outras Notícias

 

 

 

 


 

 

Mande sua noticia para o Jornal do Sudoeste

@jornaldosudoeste siga e receba as principais notícias da região

Mande suas sugestões e criticas para o Jornal do Sudoeste

Saiba quem faz o Jornal do Sudoeste

 

 

 

© Copyright 2014 Jornal do Sudoeste - Todos os direitos reservados