AMBULATÓRIO

Saúde inaugura novo local de atendimento do Ambulatório de Infectologia

Por: João Oliveira | Editoria: saude | 21/07/2017 | Visualizações: 210

Prefeito e Secretário de Saúde visitaram as instalações - Foto de Denis Menezes

O Ambulatório de Infectologia em São Sebastião do Paraíso passou a atender em novo endereço após exigência da coordenação estadual de DSTs/Aids. A mudança se deu porque no antigo endereço, à rua Dr. Placidino Brigagão com a Padre Benatti, não havia estrutura adequada para atendimento dos pacientes. A nova mudança trouxe ânimo para equipe da Infectologia, que além de elogiar as novas instalações, que permanece na Placidino Brigagão, mas agora no cruzamento com a Genaro Joele, ressaltou a importância de se oferecer mais conforto, segurança e comodidade para os usuários do serviço.
A inauguração contou com a presença do secretário de Saúde, Wandilson Bícego, do prefeito Walker Américo, além de coordenadores das Unidades de Atenção Básica da Família. Wandilson lembrou que o serviço de Infectologia, quando ele começou a trabalhar na prefeitura, em 1993, funcionava em uma sala no Ambulatório Municipal; à época, a Infectologia atendia somente pacientes portadores do vírus HIV.
Em 2005, o Ambulatório mudou para a rua Lígia Amaral e foi incluído nos serviços o atendimento às hepatites e infectologia geral, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e tuberculose. Nesse mesmo ano foi adquirido um carro para trabalhar os projetos de prevenção e também uma farmácia para distribuição dos antirretrovirais no município. Também foi investido no aumento da equipe multiprofis-sional, com  a inclusão de enfermeira, técnica de enfermagem, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional.
O secretário de Saúde recordou ainda que, em 2008, o serviço mudou para a Dr. Placidino Brigagão, cruzamento com a Padre Benatti, mas que devido a exigência da coordenação estadual de DSTs/Aids e da Vigilância em Saúde, motivou a mudança para um local mais adequado aos atendimentos. O novo local agora conta com farmácia,  sala para atendimento psicológico, consultório médico, centro de testagem e aconselhamento (CTA), sala para coordenação, além de sala para treinamento, almoxarifado, sala de triagem e coleta, sala de espera, e recepção.
"O serviço de Infectologia é uma referência regional, inclusive a equipe técnica da Infectologia de Paraíso já capacitou a equipe de Passos e tem feito um trabalho junto com a atenção básica da família. Paraíso é um dos municípios da região que não tem casos de sífilis congênita, é o único município da nossa regional de Saúde que faz aplicação de Benzetasil nas USFs quanto é diagnosticado caso de Sífilis e isso trás resultados positivos e qualidade de vida para a população", destacou o secretário.
Segundo levantamento da Infectologia, em 2016 foram realizados 1.304 consultas médicas e até o final de junho de 2017 o ambulatório já contabilizou 810 consultas médicas, além de diverso exames como teste rápido: em 2016 foram 989 e esse ano o número já chega a 789. A infectologia também realiza diversas orientações, um trabalho que se estende às escolas, empresas e também às Unidades de Saúde da Família (USFs).
Conforme destaca a coordenadora da Infectologia, Patrícia Bícego, hoje o ambulatório não trata apenas pacientes infectados com o vírus HIV, mas também pacientes infectados por outras DSTs e pacientes acidentados com instrumentos cortantes. "O cidadão pode vir a Ambulatório para pegar preservativo, gel lubrificante e realizar o teste rápido de HIV, hepatite e sífilis. Nós não oferecemos atendimento somente a pacientes portadores de HIV, também temos pacientes com tuberculose e hepatite. Atendemos várias especialidades", completa.

 

DISTRIBUIÇÃO DOS TABLETS
Após a inauguração do novo endereço do Ambulatório de Infectologia, foi realizado no Posto de Puericultura, no Centro, a entrega de tablets para a equipe de agentes de saúde a fim de melhorar a qualidade de atendimento realizado pelos servidores e informatizar o serviço já realizado pelos agentes.
O equipamento foi distribuído pelo Ministério da Saúde há cinco anos e somente neste ano foram realizadas as adequações como passagem de cabo de redes nas USFs entre outras. O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturas as informações da Atenção Básica em nível nacional.
Esta ação está alinhada com a proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897