CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2124

Por: Redação | Editoria: cidades | 07/08/2017 | Visualizações: 248

- Foto de Reprodução

DIALOGANDO
Vereadores e o prefeito Walker Américo Oliveira se reuniram no meio de semana e iniciaram conversações em torno de projetos importantes para o Município. As proposições serão enviadas para debates na Câmara ao longo do segundo semestre. Entre eles está o que trata da revisão da Planta Genérica de Valores (PGV), a proposta de financiamento junto à Caixa Federal para aquisição de computadores, a alienação de imóveis, o futuro do cemitério local que está com sua vida útil comprometida e o da Contribuição de Iluminação Pública que já se encontra em tramitação no Legislativo desde novembro de 2016. É abacaxi para descascar.


PAUTA
Com antecedência, ainda no meio da tarde de sexta-feira (4/8), foi divulgada a pauta dos projetos que serão debatidos na reunião dos vereadores nesta segunda-feira. A sessão será a primeira do Segundo Período Legislativo de 2017 que marca a volta aos trabalhos após o recesso de julho. Ao todo são 14 projetos em espera na chamada fase de diligências. Embora ainda não listado entre os desafios para o Legislativo está a análise e aprovação do Orçamento Municipal de 2018. Assim como o deste ano a aposta é em uma proposta mais enxuta e mais condizente com a realidade econômica do município.


POSICIONANDO
Alguns vereadores estiveram conhecendo como estão as obras da Copasa no Córrego Rangel situação que além de gerar matérias nos meios de comunicação ainda promete render muito pano para as mangas. Como é sabido, a empresa foi multada pelos órgãos de fiscalização ambiental pelo lançamento de dejetos no manancial. Detalhe é que integrantes do Legislativo que viram a situação foram levar ao conhecimento do Ministério Público o que está ocorrendo e cobram providências outras para a questão. A propósito parte da população está pagando e caro pelo tratamento que é parcial. 


DEFICIENTES
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes, mas ua vez se coloca em posição contrária a do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. O parlamentar discorda de decreto, autoria do governo, que altera os critérios de isenção do ICMS sobre venda de carros novos para pessoas com deficiência física. Agora, a isenção do ICMS incide somente sobre os veículos de até R$70 mil disponíveis no mercado e não mais sobre veículos adaptados para deficientes, que custam mais caro. Em vez de punir quem aproveita da brecha para comprar carros por um preço mais barato, o Governo Pimentel acha melhor dificultar a vida dos deficientes físicos.


PIMENTEL
Por falar no governador, está sendo aguardada para a próxima terça-feira,8, em Passos a presença de sua excelência, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Ele deverá presidir a reunião do Fórum Regional Sul, encontro que vem realizando semanalmente por toda Minas Gerais. A princípio, o cerimonial não antecipou nenhum projeto de grande relevância para a região. Aos paraisenses muito menos se deve ter expectativas que por hora nada está programado. Pouco provável que até o período eleitoral do próximo ano se faça alguma pela cidade, na tentativa de se angariar alguns votos. Ainda assim seus adoradores o colocam no céu e Deus a terra. 


TV ALTEROSA
O Departamento de Radiodifusão Comercial através de Portaria autorizou a Televisão Sul de Minas S/A, concessionária do serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens, canal 5+, em Varginha, a executar serviço de repetição de televisão em São Sebastião do Paraíso. Da mesma forma a emissora atenderá aos municípios de Santa Rita do Sapucaí, Lambari, Serrania, Nova Resende, Alpinópolis, Passos, Lavras e São Lourenço. Também foram aprovados os locais de instalação das estações dos enlaces e a utilização dos equipamentos sendo autorizado o funcionamento em caráter provisório, condicionado a autorização do uso de rádio-frequência expedida pela Anatel. O sinal definitivo será efetivado a partir de 12 meses.


ENERGIA SOLAR
A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nesta semana parecer favorável ao Projeto de Lei 3.310/16, que altera a legislação estadual com o objetivo de fomentar a energia solar.O projeto cria o Fundese (Fundo de Fomento e Desenvolvimento Socioeconômico de Minas Gerais). A alteração permite que o fundo financie a implantação de sistemas de microgeração e minigeração distribuída de energia solar em cooperativas e empresas de pequeno porte. A proposta tramita em 2º turno e já está pronta para ser novamente apreciada em Plenário. 


CAMPANHA
A vereadora Cidinha Cerize continua realizando campanha de conscientização junto aos motoristas. Como ela também trabalha na Santa Casa de Paraíso conhece muito bem a quantidade de condutores que dão entrada vítima de acidentes, bem como quão grande são os gastos no tratamento das vítimas. A vereadora chama atenção que a maioria dos casos se refere a motociclistas que têm apresentado vários tipos de fraturas e outros ferimentos. Cidinha apela para que os condutores dirijam com o pensamento voltado em preservar vidas e ajudar a reduzir a incidência tão grande destas ocorrências na cidade.


PONTES
Recentemente o Jornal do Sudoeste em artigo assinado por Sebastião Tadeu Ribeiro alertou a Secretaria Municipal de Obras para o estado preocupante em que se encontravam duas pontes na Estrada do Morro Vermelho, de vez que ofereciam perigo ao tráfego principalmente de veículos pesados. Nesta semana o secretário José Cintra anuncia que as pontes foram recuperadas.


85 PRANCHAS
Segundo José Cintra, “havia a necessidade de aquisição de madeira e a compra foi feita através de licitação, mas houve sim um atraso devido aos problemas de documentação das empresas em se habilitar para o processo o que foi resolvido e o material  adquirido. Na primeira ponte existente próximo à Chácara Pedacinho do Céu, foram utilizadas 49 pranchas, enquanto que na travessia junto ao córrego dos Pilões, foram necessárias outras 36 pranchas”. Serviço feito, questão resolvida.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897