ROSA

Outubro Rosa continua com realização de vários eventos e exames em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Editoria: saude | 14/10/2017 | Visualizações: 1733

Palestras e eventos com dicas e orientações estão ocorrendo em empresas e escolas da cidade - Foto de Denis Menezes

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, está trabalhando intensamente a campanha Outubro Rosa para a prevenção do câncer de mama. Várias ações como caminhada, palestras, exames entre outras atividades foram programadas e continuarão ocorrendo até o final do mês. O município receberá no período de 23 a 27 o caminhão Expresso da Vida, que atenderá mulheres moradoras da zona rural.
Desde o início do mês que a Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ações referentes ao Outubro Rosa. No dia 3 aconteceu mutirão no presídio com ações de conscientização para as internas. 
Já no dia 5, foi a vez das alunas da E. E. Clóvis Salgado participarem de palestra, ministrada pela enfermeira do setor de Saúde da Mulher, Ana Carolina Coelho Ferreira - evento também aberto para outras pessoas da comunidade. Em seguida, nos dias 9 e 10 ocorreu no Ambulatório Municipal um mutirão para as funcionárias da Prefeitura.
A programação prossegue nesta segunda-feira, 16, quando acontece mais uma palestra no anfiteatro da Libertas Faculdades Integradas. Na oportunidade estará presente o médico ginecologista do Hospital Regional do Câncer de Passos, Flávio Miranda Dutra. O especialista abordará questões importantes em relação à campanha que está sendo desenvolvida, alertando as mulheres sobre a realização dos exames preventivos, as características, as formas de tratamento e estatísticas sobre o câncer de mama.
A programação prevê para o dia 20  a realização de um mutirão na empresa Cremer. No período de 23 a 27 acontecem exames no caminhão "Expresso da Vida", que ficará estacionado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), atendendo apenas mulheres da zona rural. O encerramento da campanha será no dia 31 deste mês com a tradicional caminhada Outubro Rosa, com saída às 8h30 da Arena Olímpica, em direção à Praça Comendador José Honório (Matriz). Na mesma data acontece também a premiação do concurso de frases realizado entre alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais com o tema "Vida: lace esse presente".


EM MINAS
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, em Minas Gerais o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que são esperados 5.160 novos casos da doença no Estado - uma taxa bruta de incidência de 48,19 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras. A taxa de mortalidade feminina por câncer de mama em Minas, estimada pelo Inca em 2013, é de 11,37 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres. Enquanto isso, o câncer de colo do útero é o terceiro de maior incidência entre as mulheres mineiras e as estimativas apontam 1.030 novos casos esperados no estado, com uma taxa bruta de 9,63 casos para cada grupo de 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade por câncer de colo de útero em Minas, estimada pelo INCA em 2015, é de 3,53 óbitos para cada grupo de 100 mil mulheres.
Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do Sistema Único de Saúde revelam que, em 2016, foram realizadas mais de 347.330 mil mamografias de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos nas unidades de saúde do SUS em Minas Gerais. 
De janeiro a julho deste ano, são 187.893 mamografias já realizadas. Em relação ao rastreamento do câncer de colo do útero, o SUS em Minas realizou 860.101 exames preventivos do colo do útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, em 2016, e 498.712 exames de janeiro a julho de 2017.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897