XEQUE MATE

Xadrez de Paraíso luta pelo nono título estadual do JIMI

Por: Gérson Peres Batista | Editoria: esporte | 14/10/2017 | Visualizações: 1738

Dwlyan Santos, Diego Ferreira, Gérson Peres e Lázaro Paschoa integram a equipe paraisense que luta pelo nono título dos Jogos do Inteiror de Minas em Lavras - Foto de CXSSP

A equipe de xadrez de São Sebastião do Paraíso está em Lavras, onde disputa os Jogos do Interior de Minas – JIMI.
Paraíso tem grande tradição neste evento tendo conquistado já oito títulos estaduais. O primeiro título veio ainda em 1992 na cidade de Poços de Caldas com a equipe composta por enxadristas da “velha guarda”: Sebastião Lopes, Joel Borges, Erlon Braghini e Gérson Peres.
A modalidade xadrez na edição de 2017 do JIMI realiza-se no Sest/Senat de Lavras, de 12 a 15 de outubro. A reunião técnica ocorreu na quinta-feira (12/10) e a última rodada será dia 15/10, às 9h.
Para a participação da equipe em Lavras a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso, por meio do secretário de esportes Tomás Martins e sua equipe, providenciou a melhor estrutura possível para que os enxadristas tivessem toda a tranquilidade para focar no evento e brigar pelo título.
Os atletas que estão em Lavras representando o município são do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso – CXSSP, que funciona na Arena Olímpica numa parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal e o patrono do xadrez paraisense Thales Braghini Leão.
A equipe desta edição de 2017 do JIMI tem a seguinte composição: tabuleiro 1 – Gérson Peres, tabuleiro 2 – Dwlyan Santos, tabuleiro 3 – Diego Ferreira e tabuleiro 4 – Lázaro Paschoa.
Dwlyan Santos, um dos professores do CXSSP, afirmou em Lavras antes da rodada inaugural da competição: “A equipe está unida e confiante de que faremos boas partidas e levaremos para São Sebastião do Paraíso o tão aguardado nono título estadual por equipes”.
A última vez que o xadrez paraisense venceu o JIMI foi em Ipatinga, em 2008.
Na próxima edição do Jornal do Sudoeste traremos toda a cobertura da atuação da equipe paraisense na Final dos Jogos do Interior de Minas em Lavras. 


MINEIRO
Aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro no CREA Cultural em Belo Horizonte mais uma edição do Campeonato Mineiro Absoluto, principal evento do calendário da Federação Mineira de Xadrez - FMX.
O Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso – CXSSP esteve representado por dois jogadores:
- Larissa de Oliveira Campos: a jovem enxadrista de Itáu de Minas, de 16 anos de idade e que treina no CXSSP, disputou pela primeira vez a competição e obteve o vice-campeonato na categoria feminina. Larissa Campos, aluna do GM Evandro Barbosa, fez 0,5 ponto nas 6 rodadas. A campeã estadual foi Haruna Hama (de BH) com 3 pontos e o terceiro lugar ficou com Luciana Martins Samos (de Contagem), que também fez 0,5 ponto como Larissa mas teve pior critério de desempate. Larissa esteve acompanhada no evento pelo seu avô.
- Gérson Peres Batista: o mestre nacional paraisene disputou pela primeira vez o Mineiro Absoluto em 1992, quando terminou em 24º lugar. De lá pra cá foi melhorando suas performances e conquistou os títulos das edições de 1994, 1997, 1998 e 2004, sendo vice em 1993, 2000, 2001 e 2011. Em Minas Gerais só há tetracampeões mineiros. São eles: MI Wellington Rocha, MI Roberto Molina, MF João Bosco Ladeira e o MN Gérson Peres. O professor paraisense lutava para ser o único a chegar ao pentacampeonato. Ia bem nesta caminhada, chegando à última rodada com 4 em 4, estando a meio ponto do título na rodada final. Mas, nesta quinta rodada enfrentou de pretas o até então bicampeão estadual Igor Ribeiro Campos (de BH) e perdeu, terminando em segundo lugar mais uma vez. Igor Campos conquistou seu terceiro título estadual absoluto com 4,5 pontos e em terceiro lugar com 4 pontos ficou a revelação do campeonato Matheus Resende Guedes, de 17 anos, da cidade de Betim.
O Mineiro Absoluto reuniu 34 jogadores e foi promovido pela FMX, com arbitragem do AF Wagner Terenzi.
A prova contou pontos para os rankings da CBX e da FIDE.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897