NATAL 2017

Pavê Natalino

Por: João Oliveira | Editoria: entretenimento | 11/12/2017 | Visualizações: 5276

- Foto de Reprodução

O Pavê é um doce de origem francesa e seu nome deriva da palavra pavage (francês), que significa “pavimento”, ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a sobremesa. Mais especificamente, é uma espécie de torta gelada que tem como base biscoitos do tipo champanhe ou maisena inteiros ou uma massa de bolo suave embebidos em sucos, licores ou caldas e um creme entre as camadas. Há também complementos variados: frutas frescas ou em calda e chocolate são os mais comuns. É muito popular no Brasil, especialmente na época das festas de fim de ano.


Jéssica Martins, 20 anos, trabalha na lanchonete Delicy e é técnica em gastronomia pela Universidade de Franca. Sua maior paixão na culinária são os doces, que sempre gostou de preparar e saborear .


“Como na maioria das casas o pavê é um doce bem popular e fácil de preparar e na minha casa não é diferente, não pode faltar, principalmente como sobremesa nas festas de fim de ano. Para estas ocasiões em especial, meus estudos me ajudaram aprimorar algumas técnicas, assim criei um “Pavê Natalino” que tem feito muito sucesso. Além das camadas normalmente utilizadas de bolacha champanhe, creme de baunilha e de chocolate, adicionei a calda de cerejas frescas para molhar as bolachas, as cerejas picadas no creme de chocolate e nozes com castanhas frescas no creme de baunilha. Tudo servido bem geladinho e decorado com as cerejas e castanhas. Vale a pena experimentarem essa maravilha Natalina.


INGREDIENTES
- 1 pacote de biscoito champagne;
- 200 g de cereja em calda;
- 150 g de nozes picadas;


CREME DE SONHO:
1 lata de leite condensado;
2 latas de leite;
3 gemas;
3 colheres de amido de milho;
essência de baunilha a gosto;


COBERTURA:
1 barra de chocolate meio amargo;
1 caixa de creme de leite;
1/2 pacote de gelatina incolor;
3 claras
1 colher de açúcar;


MODO DE PREPARO
Creme do sonho: Bata todos os ingredientes no liquidificador;
Leve ao fogo até engrossar, reserve.
Cobertura: Derreta o chocolate com o creme de leite em uma panela;
Apague o fogo e misture a gelatina incolor já hidratada ao ganache;
Bata as claras em neve (ponto firme); Acrescente o açúcar às claras e bata para criar o merengue; Incorpore o merengue ao ganache, reserve.


Montagem: Umedeça os biscoitos champagne com leite e organize-os em um refratário grande; Coloque a camada do creme de sonho; Salpique as nozes e as cerejas picadas; Despeje a cobertura e enfeite como desejar; Leve à geladeira para gelar.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897