BATALHÃO

Comandante-geral cria o 43.º Batalhão da Polícia Militar em Paraíso

Por: João Oliveira | Editoria: policia | 29/12/2017 | Visualizações: 16109

Tenente-coronel Joelmar Andrade quando da visita ao imóvel disponibilizado pelo município para sediar o Batalhão da PM - Foto de Reprodução

Com a publicação no dia 27 deste mês, de resolução que altera a estrutura organizacional da Polícia Militar de Minas Gerais e que passa a valer a partir do dia 2 de janeiro de 2018, foi criado o 43.º Batalhão de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso. Desde o início do ano vinham sendo feitas tratativas para tornar isto realidade. A promessa ganhou  força com a posse do novo comandante, tenente-coronel Joelmar Lucas Andrade, que à época ressaltou que trabalharia para elevar a Companhia a Batalhão, melhorando, assim, a estrutura da PM na cidade e na região.
A resolução foi assinada pelo comandante-geral da PM em Minas Gerais (PM MG), Coronel Helbert Figueiró de Lourdes e foi publicada na quarta-feira (27/12). Com a criação do 43.º Batalhão, que continuará subordinado a 18.ª Região da Polícia Militar de Poços de Caldas, a 20.ª Cia. de PM Especial de São Sebastião do Paraíso passa a ser denominada de 95.ª Cia. PM.
De acordo com o ato do comandante geral da PM, São Sebastião do Paraíso passará a ser a sede do 43º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, que antes era sediado no município de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, no Sudeste do Estado.
Desse modo, o 43º BPM de Paraíso terá sob seu comando a 95.ª Cia. PM de São Sebastião do Paraíso, e a 79.ª Cia. PM de Guaxupé. Ambas terão outras frações sob seus comandos. A 95.ª será responsável por quatro Pelotões que incluem os municípios de São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, São Tomás de Aquino, Arceburgo e Itamogi, e os distritos de Guardinha e Milagre.
A 79.ª Cia PM de Guaxupé será responsável pelos pelotões daquele município e de São Pedro da União, Guaranésia, Muzambinho, Juruaia, Monte Belo, Nova Resende e Bom Jesus da Penha.  As unidades administrativas e operacionais envolvidas terão trinta dias para "ajustarem o sistema, contado da data da publicação", ou seja 27 de dezembro.
A reportagem do Jornal do Sudoeste tentou contato com o comandante da 20º Companhia para buscar informações de como se dará esse processo de transição da 20º Cia para o 43º BPM, no entanto, foi informada de que o militar estaria de férias. Já a assessoria de comunicação da 18ª Região de Polícia Militar de Poços de Caldas (18ª RPM), informou que a mudança por enquanto foi apenas no papel. A "cerimônia de transmissão", como é chamada a mudança de companhia para batalhão, ainda não tem data marcada para acontecer.
Pelas redes sociais, representantes políticos da região comemoram a notícia. O deputado federal Carlos Melles disse que "o fato é histórico para o município e que a notícia é excelente para a segurança pública em nossa região". "Quero parabenizar a Polícia Militar e reafirmar nosso desejo e o apoio para que esta reorganização se traduza de forma permanente em melhorias na estrutura física, de viaturas e de efetivo para a segurança de nossa gente", opinou.
Além disto, um dos fatores que viabilizará a instalação do Batalhão em Paraíso foi a disponibilidade do município em ceder uma área para a construção de uma nova sede para a PM, próxima a sede do Corpo de Bombeiros, em anexo ao Centro Social Urbano (CSU I).
"Uma das grandes preocupações da nossa administração é com a segurança pública. Por isso, fazemos tudo o que é possível para melhorar a estrutura e as condições de trabalho da nossa Guarda Municipal e também das Polícias Civil e Militar da nossa cidade. A instalação do Batalhão é uma conquista que esperamos há muito tempo e certamente trará um grande reforço no policiamento de São Sebastião do Paraíso", completou o prefeito Walker Américo Oliveira.
O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, vereador Marcelo de Morais disse Paraíso "fecha o ano com chave de ouro", com a criação do batalhão de polícia. Vejo com bons olhos, pois além de um ganho para firmar cada vez mais o município como liderança regional, trará resultados na área de segurança pública, diz Marcelo. 
O vereador destaca que enquanto Companhia de Polícia, já vem sendo desenvolvido um bom trabalho pela PM, e certamente com o batalhão, será ainda mais otimizado no combate à criminalidade.
Foi "uma luta de muita gente" para que Paraíso se estabeleça como força de segurança pública, diz Marcelo Morais ao lembrar a ideia do prefeito em disponibilizar imóvel do município para a instalação da sede do batalhão. Visitamos o local no início do ano, salientou o vereador.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897