CONGAS 2017

Festa da Congada 2017 chega ao final

Por: Roberto Nogueira | Editoria: entretenimento | 30/12/2017 | Visualizações: 16568

Paraíso vive dias de festa durante a realização da Congada na Praça da Matriz - Foto de Gustavo Cezarino

Com os desfiles deste sábado, 30, que é a quinta noite da festa, chega ao fim a Congada de 2017. O evento ainda tem amanhã o seu último ato com a solenidade de descer e entregar as bandeiras. Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Heraldo Bícego, “nos dias anteriores tudo transcorreu dentro do previsto, sem maiores problemas”, admitiu. 
Desde terça-feira, 26, quando a festa foi reiniciada Paraíso tem respirado ares de con-gada todos os dias e noites. No período da tarde os ternos percorrem a cidade, em suas várias regiões, para o cumprimento das promessas de reis e rainhas. “Vim neste ano para agradecer uma graça alcançada, fiz a promessa e estou cumprindo os meus votos”, comenta a costureira Geralda Batista. Na quinta-feira, ela foi de sua residência no Jardim Ouro Verde até a Igreja Matriz de São Sebastião, onde fez agradecimentos e participou de uma missa. 
No período da noite foram realizadas as apresentações dos ternos de Congo e Moçambique. “Tivemos a praça, as arquibancadas cheias praticamente todos os dias, estava lotada, exceto na quarta-feira quando choveu, mas mesmo assim havia muita gente”, comenta Vicente Souza Neto integrante da Comissão Organizadora. Alguns ternos deixaram de apresentar, conforme o regulamento por chegarem atrasados, mesmo após o período de tolerância.
Durante os dias a Congada foi acompanhada de perto por várias personalidades e autoridades políticas e religiosas. No palanque oficial esteve presente o prefeito Walker Américo Oliveira, a vice-prefeita Dilma Oliveira, vereadores, deputados Antônio Carlos Arantes, Emidinho Madeira e outras lideranças. “É a grande festa da cidade, temos que prestigiá-la, porque representa a cultura e a religiosidade do nosso povo”, declarou o prefeito.
Para este sábado,30, será a última noite das apresentações. No domingo,31, a partir das 13 horas haverá a solenidade de descendimento das bandeiras. Elas serão guardadas, igualmente como acontece com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Ifigênia, São Domingos, São Jerônimo e Santa Catarina, que são os padroeiros da festa. As bandeiras somente voltarão a ser apresentadas em dezembro de 2018 quando da abertura da festa, no ano que vem.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897