PROCON

Procon Municipal se prepara para realização de 4ª Semana do Consumidor em Paraíso

Por: João Oliveira | Editoria: comercio | 03/03/2018 | Visualizações: 2424

- Foto de Reprodução

Entre os dias 12 e 17 de março a Procuradoria de Defesa do Consumidor em São Sebastião do Paraíso (Procon Municipal) promoverá a 4ª Semana do Consumidor. O evento tem por objetivo conscientizar e impulsionar ações de educação consumerista, promovendo assim proximidade maior entre Órgão e a população. A novidade este ano será o 1º Mutirão Limpa Nome, em parceria com Febraban, entre os dias 13 e 14 de março, das 09h às 16h, na secretaria de Ciência e Tecnologia, na Libertas Faculdades Integradas.
Conforme conta o coordenador do órgão em Paraíso, Fábio Martins, em edições anteriores o evento aproximou o órgão de defesa do consumidor dos munícipes por meio de algumas palestras proferidas a estudantes de nível médio, técnico e superior (ano passado as palestras foram pra cerca de 600 estudantes). Aconteceu ainda, na Praça da Matriz, o Procon Itinerante, com atendimento direto a mais de 400 pessoas, que formalizam reclamações e tiraram dúvidas sobre a garantia de seus direitos.
“Ano passado, não foi possível realizar todas as palestras programadas porque não estava havendo aulas nas escolas públicas, em face da greve geral dos professores, todavia, a participação foi em massa. A cada ano a participação da população aumenta, e, neste sentido, percebemos que as pessoas estão mais atentas e interessadas na busca de informações e na defesa de seus direitos, o que justifica a procura intensa pelas palestras e também na participação do atendimento itinerante”, avalia Martins.
Nesse ano, a expectativa de participação dos munícipes na 4ª Semana do Consumido é grande. “Além dos atendimentos aos consumidores e fornecedores de produtos e serviços por meio do Procon Itinerante, na Praça  Comendador José Honório, das 8h30 às 11h30, haverá palestras em escolas de nível médio e técnico de nosso município sobre ‘Direitos Básicos do Consumidor’ e fiscalização educativa, com distribuição de panfletos e cartilhas sobre os direitos do consumidor e fornecedor”, acrescenta.
No próximo dia 15, às 19h, na faculdade Libertas, em parceria com a 41ª Subseção da OAB/MG e ESA-OAB/MG, haverá a palestra magna com o advogado e professor Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp, com tema ‘Vícios no Produto e no Serviço’.


NOVIDADE
Conforme Martins, a grande novidade no evento neste ano, a fim de ajudar os consumidores com problemas financeiros, será o 1º Mutirão Limpa Nome, no qual, em parceria com a FEBRABAN, acontecerá a negociação de débitos com inúmeras instituições financeiras por meio da plataforma “www.consumidor.gov.br”, via online. 
“Neste caso, o consumidor, no conforto de sua casa, poderá acessar este site, fazer o seu cadastro, escolher o banco no qual há débitos a negociar, e digitar a sua proposta. As instituições terão o prazo de até 10 dias corridos para prestar os esclarecimentos da divida e da proposta efetivada”, explica o coordenador do Procon.
Já para os consumidores inadimplentes que não possuem acesso a internet, haverá atendimento presencial nos dias 13 e 14 de março, das 09h às 16h, na Secretaria de Ciência e Tecnologia, localizada na Libertas Faculdades Integradas. Neste caso, o consumidor deverá levar os seus documentos pessoais, informações do credor/divida e proposta.


AGENDA
- Atendimento aos consumidores e fornecedores de produtos/serviços por meio do Procon Itinerante, na Praça  Com. José Honório, Centro, nos dias 12 a 17 de março, das 08h30 às 11h30, com orientação e distribuição de material pertinente aos direitos dos consumidores e fornecedores.
- Atendimento aos consumidores, a fim de formalizar reclamações, denúncias entre outros, junto a sede do órgão, na Rua Pimenta de Pádua, n.1237, Centro, das 13h às 17h;
- Fiscalização educativa junto ao comércio local (região central), com distribuição de panfletos e cartilhas sobre os direitos e deveres dos consumidores e fornecedores;
- Palestras nas escolas de nível médio e técnico de nosso município, sobre “Direitos Básicos do Consumidor”, proferida pelo coordenador do órgão;
- Palestra magna do evento no dia 15 às 19h, na Libertas Faculdades Integradas, em parceria com a 41ª Subseção da OAB/MG e ESA-OAB/MG, com o advogado e professor, Dr. Bruno Burgarelli Albergaria Kneipp, com tema “Vícios no Produto e no Serviço”;
- 1º Mutirão Limpa Nome, no qual o Órgão atenderá os consumidores com intenção de negociar dívidas com instituição financeiras conveniadas a FEBRABAN, por meio da plataforma “www.consumidor. gov.br”, via on line, entre os dias 12 e 17 de março;
- Atendimento presencial pertinente ao 1º Mutirão Limpa Nome, será entre os dias 13 e 14 de março, das 09h às 16h, na secretaria de Ciência e Tecnologia, localizada na Libertas Faculdades Integradas, na  Av. Wenceslau Braz, n. 1018, bairro Lagoinha.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897