CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2184

Por: Redação | Editoria: cidades | 11/03/2018 | Visualizações: 1600

- Foto de Reprodução

CANCELOU
O presidente da República, Michel Temer, cancelou na manhã de sexta-feira,9, a visita que faria ontem no município de São Roque de Minas, na Serra da Canastra. Segundo informações o motivo teria sido o mau tempo na região que impediu a descida da aeronave. Ele viria de avião até Araxá e sobrevoaria a Canastra de Helicóptero. Prefeitos de várias cidades da região, inclusive Walker Américo Oliveira, de São Sebastião do Paraíso, foram convidados para o encontro de lideranças, mas acabaram perdendo a viagem. De tudo acabou ocorrendo reuniões entre os chefes de Executivo onde foram tratados de pautas comuns entre municípios.


NA CANASTRA
Temer participaria do lançamento da seleção pública de projetos do Programa de Conversação de Multas Ambientais para a recuperação de bacias do Rio São Francisco. Na comitiva que deveria seguir para a Canastra teria a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho e a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Ainda ontem de manhã eles estavam com o deputado federal Carlos Melles, que possivelmente se juntaria ao grupo. O parlamentar foi autor de alguns projetos envolvendo a região da Canastra, um deles que ampliava a área de preservação daquele local.


MUDANÇA
Deve ser confirmada nos próximos dias a instalação da 95ª Companhia de Polícia Militar em um espaço próprio. O grupamento deverá funcionar na sede onde atualmente é a AISP (Área Integrada de Segurança Pública), no bairro São Judas Tadeu. A unidade surgiu a partir da Resolução que altera a estrutura organizacional da Polícia Militar de Minas Gerais e que passou a valer desde o dia 2 de janeiro de 2018, quando foi criado o 43.º Batalhão de Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso. Aos poucos começa a ser feita a reestruturação do setor na cidade e com o decorrer do tempo surgirão mais novidades.


BIOMETRIA
Desde o dia 6 de março todos os municípios mineiros passaram a ter atendimento biométrico. Durante a semana mais 56 municípios passaram a prestar o serviço. Com isso, Minas Gerais terá 769 cidades com biometria não obrigatória, como é o caso de São Sebastião do Paraíso. Por outro lado serão 84 cidades, incluindo as que já concluíram o recadastramento. Este quadro significa que 3.841.074 eleitores em Minas possuem dados de biometria cadastrados o que representa cerca de 25% do total de eleitores do estado.


PANE
Uma pane nos computadores de dados da Prefeitura de Paraíso, registradas desde a noite de quinta-feira, 8, comprometeu parte dos serviços e também o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e na sexta-feira,9, na sede da administração, com os serviços internos. Foi detectada uma pane nos servidores do sistema de informática, causada provavelmente pela precariedade dos equipamentos que necessitam ser modernizados. Com o empenho e dedicação dos funcionários a situação foi resolvida no início da tarde de ontem.


PAGAMENTO
Após a solução da pane, a Prefeitura anunciou que neste sábado,10, será efetuado o pagamento da primeira chamada dos servidores. Na escala consta que receberão quem ganha até R$ 2.500,00 com recursos próprios e R$1.500,00 do bloco da atenção básica. Já os funcionários que têm os salários vinculados à saúde e ação social recebem na sua totalidade. No dia 6, já havia sido pago os funcionários do setor da Educação que recebem com recursos vinculados ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).


PARALISAÇÃO
Em pelo menos três estabelecimentos escolares de Paraíso está sendo anunciada greve por parte dos trabalhadores do ensino. A partir desta segunda-feira,12, conforme anunciado, não haverá aulas na E.E. Benedito Ferreira Calafiori (Ditão), E.E. Paula Frassinetti e E.E. Clóvis Salgado, nesta última onde a paralisação tende a ser parcial. A tendência é de que com o correr dos dias o movimento engrosse já que a insatisfação do funcionalismo tem aumentado, principalmente, coma falta de respostas do governo ante as reivindicações apresentadas. 


SEM RESPOSTA
A decisão pela greve ocorreu na quinta-feira,8, em assembleia estadual onde o sindicato da categoria reuniu-se com representantes do governo. Após seis encontros não foi apresentada nenhuma contraproposta para os pleitos referentes ao cumprimento do Acordo do Piso salarial e para as demais questões que foram causadas pelo próprio governo como parcelamento de salários e 13º salário, ausência de repasses para o IPSEMG, passivos da carreira, férias-prêmio para quem aposentou entre outros problemas.


DEFINITIVO
Portaria do Ministério das Comunicações, assinada pelo ministro Gilberto Kassab, determina a desconstituição da outorga concedida à Fundação Educacional Cultural Comunitária de Integração do Sudoeste de Minas, a TV Paraíso, referente ao canal 10E, do Plano Básico de Canais de Televisão (PBTV), no município paraisense. Há cerca de cinco anos que a emissora deixou de transmitir sua programação. É mais um fato que entra para a história de Paraíso já teve.


MAIS CAMINHO
O programa Mais Caminho, deste sábado, 10, exibido pela Rede Globo terá a participação de um artista paraisense. Em comemoração ao ‘Dia Internacional da Mulher’, os apresentadores Pedro Leonardo e Cris Ikeda estarão em Campinas (SP). No encerramento, haverá a participação do paraisense  Fabrício Fiori. O cantor já dividiu o palco com grandes nomes do cenário sertanejo e segundo a produção do programa ele tem uma super voz e é um talento regional. O programa vai ao ar às 8 horas da manhã. 


Mudanças no Democratas
Estava previsto para ontem (9/3) comunicado do presidente nacional do Democratas, deputado federal Rodrigo Maia, destituindo diretórios regionais do partido, no qual se inclui o diretório mineiro, comandado há um bom tempo pelo deputado Carlos Melles. A justificativa é a busca do fortalecimento da legenda serão empossados presidentes estaduais, todos os pré-candidatos a governador do partido, situação que segundo observadores é mais um passo para a filiação do deputado Rodrigo Pacheco, atualmente no MDB, pois lhe daria mais poder de fogo para negociar alianças. Rodrigo possivelmente será o presidente do diretório mineiro do Democratas.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897