JEMG

JEMG acontecerá em meados de maio na sede 35ª SRE

Por: Roberto Nogueira | Editoria: esporte | 11/04/2018 | Visualizações: 934

Jogos Escolares serão disputados em diversas modalidades coletivas e individuais Competição mobilizará alunos atletas de todas as cidades da região ligadas a 35ª SRE - Foto de Reprodução

A bola já está rolando para a edição 2018 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A primeira etapa da competição, realizada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das Secretarias de Estado de Esportes (Seesp) e Educação (SEE), se inicia na próxima segunda-feira (16/4) e vai até o dia 27 de maio, passando por 50 cidades em suas seis semanas de execução. Na 35ª Superintendência Regional de Ensino, com sede em São Sebastião do Paraíso, os atletas e os jogos acontecerão a partir de 14 de maio em Guaranésia.
A competição em sua fase inicial servirá de etapa seletiva para escolher quais as escolas e estudantes-atletas que seguirão para a etapa regional. Na segunda fase, os jogos acontecem nos municípios mineiros distribuídos nas 47 Superintendências Regionais de Ensino no Estado. Neste momento, participarão os alunos das modalidades coletivas como basquetebol, futsal, handebol e voleibol e da modalidade de xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade coletiva e os quatro primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional.
A primeira das seis semanas de execução da etapa microrregional do Jemg acontece em seis municípios com disputas de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez entre os dias 16 e 22 de abril. Conforme o secretário de Estado de Esportes em exercício, Ricardo Sapi, as microrregionais do Jemg movimentam positivamente as cidades-sede. “Temos um crescimento nas atividades econômicas e turísticas durante a realização dos jogos, além de ser uma oportunidade para intercâmbio esportivo de profissionais e estudantes, em contato com representantes de cidades da região”, comenta.
Na 35ª SRE, os jogos deverão envolver estudantes de São Sebastião do Paraíso, Arcebur-go, Capetinga, Cássia, Claraval, Guaxupé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Santo de Minas, Pratápolis, São Pedro da União e São Tomás de Aquino. A sede dos jogos será em Guaranésia no período de 14 a 20 de maio. No dia 23 de abril será a data final para a indicação das escolas nas modalidades coletivas. Depois no dia 27 encerra-se o prazo para a inscrição e gerenciamento dos competidores de xadrez. A divulgação da tabela de jogos e a programação das atividades de xadrez serão conhecidos no dia 5 de maio.
Participam dos Jogos Escolares alunos-atletas de escolas públicas e particulares de todo o estado. Nas disputas, eles são divididos de acordo com a idade – módulo I (12 a 14 anos) e módulo II (15 a 17 anos) –, e naipe – masculino e feminino. Em 2018, o Jemg deverá contar com a participação de 35 mil alunos-atletas de cerca de duas mil escolas públicas e privadas de todo o Estado. Os campeões disputarão as etapas nacionais: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) e as Paralimpíadas Escolares, que reúnem estudantes de todo o Brasil.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897