ENCONTRO

Paraíso terá 1º Encontro de Aprendizagem Profissional na Libertas

Por: João Oliveira | Editoria: educacao | 13/05/2018 | Visualizações: 1948

- Foto de Reprodução

Na próxima quarta-feira, 16, acontece na Libertas Faculdades Integradas o 1º Encontro de Aprendizagem Profissional de São Sebastião do Paraíso. O evento, que é uma parceria entre a Rede Cidadã e o Ministério Público do Trabalho, tem por objetivo discutir a lei que versa sobre o trabalho infantil no Brasil, sensibilizando orientando e esclarecendo dúvidas quanto à aprendizagem profissional, bem como proporcionar a mudança de paradigmas quanto à contratação de jovens junto às empresas da cidade.
De acordo com a coordenadora da Rede Cidadã em Paraíso, Melina Oliveira, a aprendizagem é uma forma de preparar o jovem para o mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que promove transformação social na vida destes e suas famílias através da geração de trabalho e renda. “O evento ainda contará com a presença do auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Alexandre Furtado Scarpelli Ferreira , de Poços de Caldas”, acrescenta.
A lei que trata sobre o trabalho infantil no Brasil foi criada em 2000, mas só foi regulamentada em 2005. “Ela estabelece que toda média e grande empresa do país tem a obrigação de cumprir uma cota de aprendizagem que varia de 5% a 15% de seu quadro de pessoal, em atividades compatíveis com formação profissional. A aprendizagem possibilita aos jovens aprendizes a vivência de atividades teóricas e práticas, diversificadas, que estimulam o protagonismo, o desenvolvimento da autonomia e que permitem criar perspectivas para a construção de um projeto de vida socialmente integrado”, destaca.
Ainda, conforme a coordenadora, a lei também cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para as empresas, uma vez que “prepara os jovens para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo do trabalho, permitindo às empresas formarem mão de obra qualificada, cada vez mais necessária em nosso cenário atual”, completa.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897