XADREZ

Prefeitura Municipal renova parceria com o Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso

Por: Gérson Peres Batista | Editoria: esporte | 23/05/2018 | Visualizações: 3461

Juiz Federal Thales Braghini Leão, Gerente de Esportes Emerson Ramos de Mello e Mestre Nacional Gérson Peres Batista nas dependências do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso - Foto de Reprodução

Em recente reunião com o Gerente de Esportes Emerson Ramos de Mello foi renovada a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso (CXSSP). 
O CXSSP foi fundado ainda em 1994 pelo dinâmico enxadrista Sebastião Lopes de Sousa, que foi seu Presidente até 2014, e no ano de 2015 numa parceria entre o Clube – que passou a ser presidido pelo GM Evandro Amorim Barbosa - e a Prefeitura começou a funcionar na Arena Olímpica. 
Com a mudança na gestão do esporte na Prefeitura Municipal e também no CXS SP, que agora tem o Mestre Nacional Gérson Peres como Presidente, houve a necessidade de se ajustar uma nova parceria.
A reunião entre Emerson Ramos, Gérson Peres e o Juiz Federal Thales Braghini Leão transcorreu muito bem e o CXSSP continua a ocupar o terceiro andar da Arena Olímpica. 
Emerson Ramos falou da importância do xadrez para a cidade de São Sebastião do Paraíso e que dentro das possibilidades da Prefeitura apoiarrá as iniciativas do clube. 
A nova estrutura do CX SSP foi montada graças a doações privadas da ordem de R$ 100 mil! A Prefeitura, na época tendo à frente do esporte Tomás Martins, firmou parceria com o CXSSP para a Arena Olímpica abrigar o Clube e assim a Associação CXSSP se mudou para a “Casa do Esporte” de Paraíso! 
O CXSSP é mantido mensalmente por doações de seus membros, especialmente de Thales Leão e da família da enxadrista Tânia Carvalho. A contrapartida da Prefeitura é o espaço cedido na Arena, além do custeio de água, luz e internet. Nos momentos em que foi possível a adminstração também cedeu transporte para a participação dos enxadristas locais em eventos na região. 
A entidade mantém o destacado professor Dwlyan Santos à disposição da comunidade paraisense para aulas gratuitas de xadrez de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. 
Aos sábados o Clube realiza seu tradicional torneio das 15h30 às 19h, também aberto a todos os interessados sem nenhum custo. 
Organiza eventos válidos pela Federação Mineira de Xadrez, Confederação Brasileira de Xadrez e Federação Internacional de Xadrez. 
Em 2017 e 2018 o Clube promoveu cerca de 150 eventos – entre locais, regionais, nacionais e internacionais – e segue em 2018 com uma projeção de realizar próximo a 60 competições. 
A esturutura do Clube não tem igual no Brasil, com cerca de 300 metros quadrados para a atividade enxadrística e um salão preparado para campeonatos com até 80 jogadores. 
O Clube tem material próprio (jogo de peças e tabuleiros) para eventos com até 600 pessoas se utilizada outras dependência da Arena Olímpica. 
Possui tabuleiros para a transmissão de partidas online para todo o Brasil e ainda uma biblioteca especializada com mais de 200 títulos, que são emprestados aos membros do Clube. 
Através de data-show e telão, passa vídeos de treinamento online, em tempo real, para os alunos. 
O Grande Mestre Evandro Amorim Barbosa é quem assessora a rotina de treinamento no Clube, juntamente com Thales Leão e o Prof. Dwlyan Santos. 
Evandro Barbosa é disparado o melhor enxadrista parai-sense de todos os tempos e é o grande nome do Clube quando da participação em eventos – inclusive fora do Brasil, onde já esteve disputando campeonatos diversas vezes! 
Demais membros como Siderley Júnior da Silva, Mateus Peres de Lima, Lázaro dos Reis Paschoa, Erlon Braghini, Vinícius Santiago... também colaboram com o Clube dentro de suas especialidades. 
Por fim, Tânia Carvalho (carinhosamente chamada de “Madrinha do CXSSP”) tem realizado um trabalho primoroso no Clube desde detalhes na estrutura até a realização de eventos. 
Tânia Carvalho e Thales Leão planejaram toda a nova estrutura do Clube, pensando em todos os detalhes do atual layout. 
Interessados em aprender xadrez ou melhorar seu nível técnico na modalidade é só fazer contato com o Clube pelo telefone 3531-5340. 
O CXSSP também mantém página na internet, que pode ser acessada pelo endereço www.cxssp.com.br e ainda Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/cxssp . 
Abra uma janela para a inteligência: jogue e estude xadrez!

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897