PECUÁRIA

Mais Genética será “uma grande fábrica de bezerras” diz Emidinho Madeira

Por: Redação | Editoria: cidades | 11/07/2018 | Visualizações: 1757

Deputado Emidinho Madeira apresenta resultados do Mais Genética - Foto de Reprodução

 “Vamos construir uma grande fábrica de bezerras de alta genética”. A afirmação é do deputado Emidinho Madeira, durante evento de prestação de contas do Mais Genética, no IFSULDE-MINAS - Campus Muzambinho, onde se reuniram em torno de 600 pessoas entre produtores rurais, mais de 25 prefeitos, quase 200 vereadores, representantes de sindicatos rurais, extensionistas, representantes da comunidade civil, política e administrativa do agronegócio mineiro. 
O Mais Genética foi idealizado pelo deputado estadual e produtor rural Emidinho Madeira, e segundo ele promete revolucionar a genética bovina no Sul e Sudoeste de Minas. “Foi mais um dia histórico em favor do pequeno produtor rural. Obrigado ao professor Luiz Carlos Rodrigues por abrir as portas do Instituto Federal e demonstrar mais uma vez seu espírito de união em prol do desenvolvimento regional. Obrigado ao amigo Cláudio Bortolini, gerente da Emater, em no-me de quem eu agradeço ao governo de Minas”, disse Emidinho. 
O deputado fez agradecimento especial ao professor Chico, “que vestiu a camisa desde o início na formação das primeiras turmas de inseminadores do Mais Genética”. E não posso deixar de destacar a participação dos palestrantes Maurício Silveira Coelho (Grupo Cabo Verde), Luiz Carlos Rodrigues (Girolando), João Gilberto (ABCZ), Guilherme Rezende (Alta Genetics) e Luís Tiverom (ABCZ) pela disponibilidade em doar tempo tão precioso”, pontuou. 
“Vamos construir uma grande fábrica de bezerras e bezerros de alta qualidade genética e assim melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores. Em um futuro breve vamos colocar sêmen sexado e fazer transferência de embriões. O produtor é muito solidário, sempre colabora nas campanhas de todas as entidades sociais. Não estamos fazendo mais do que nossa obrigação em apoiar o produtor rural”, disse Emidinho.
O agroindustrial e palestrante no evento, Maurício Silveira Coelho, grupo Cabo Verde, com sede em Passos, doou um botijão com 700 doses de sêmen. Ele também elogiou muito a iniciativa do deputado Emidinho Madeira e apontou quatro pontos cruciais para uma produção de leite eficiente como manejo, alimentação, sanidade e genética. “Não existe o animal ideal, mas sim o animal adequado para cada sistema de produção”, disse Maurício, que também apontou a transferência de embrião como o futuro breve do Mais Genética. “Claro que a inseminação artificial é importante, mas com a transferência a gente consegue multiplicar as melhores vacas em pouco tempo”, disse.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, empresário rural e liderança do agronegócio em nível nacional, disse que o trabalho desenvolvido pelo deputado Emidinho Madeira deveria ser seguido por todas as autoridades. “As coisas boas acontecem quando temos pessoas certas nos lugares certos. O que o Emidinho está fazendo é grandioso. Todos os nossos governantes deveriam se inspirar nessas ações e agir assim”, destacou o líder da Girolando. 
Para o gerente comercial da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), João Gilberto Bento, o Mais Genética tem tudo para crescer. Ele também disse que irá solicitar a doação de sêmen zebuíno para o Mais Genética.


O MAISGENÉTICA 
Nas ações do ‘Mais Genética’ estão à formação de inseminadores e toda a montagem de uma infraestrutura que vai desde a doação de botijões de sêmen, instrumental de inseminação e material genético para os municípios participantes. O programa foi idealizado pelo deputado estadual mineiro Emidinho Madeira e conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho e do governo de Minas através da EMATER, que faz parte da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das associações de municípios como a AMOG (Baixa Mogina), AMEG (Médio Rio Grande) e ALAGO (Lago de Furnas). 
O Mais Genética já está em pleno funcionamento em mais de 30 cidades do Sul e Sudoeste de Minas e conta com o apoio importante das prefeituras. Segundo cálculos da assessoria do deputado, baseados em dados extraoficiais, em apenas dois anos o Mais Genética já pode ter gerado renda em torno de R$ 15 milhões com a expectativa de nascimento de 10 mil crias entre machos e fêmeas no prazo de um ano. 


ALGUNS NÚMEROS DO MAIS GENÉTICA:
- 24 MIL DOSES DE SÊMEN JÁ ADQUIRIDAS
- 13 MIL VACAS INSEMINADAS
- 63 BOTIJÕES DE SÊMEN DISTRIBUÍDOS
- 57 MOTOS PARA OS INSEMINADORES
- 73 INSEMINADORES CAPACITADOS 
- 31 CIDADES OFICIALMENTE NO MAIS GENÉTICA – (58 ATENDIDAS NO TOTAL)
- INSTRUMENTAL DE INSEMINAÇÃO (LUVAS, BAINHAS, PIPETAS)
(Ascom deputado Emidinho Madeira)

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897