TERRA NOSTRA

Sobrenome Calafiore (i)

Por: Manolo D´Aiuto | Editoria: cultura | 22/07/2018 | Visualizações: 2734

- Foto de Reprodução

Caros leitores e amigos, a partir desta edição, uma correspondência da Itália começará em uma base semanal, com o objetivo de levar ao conhecimentos às novas gerações os lugares de origem de seus ancestrais, muitos dos quais vêm do Bel Paese.
A Itália foi força de trabalho em todos os continentes: Américas, Ásia, Europa, não há lugar onde não haja uma colônia de italianos, isto devido às guerras e dificuldades econômicas das primeiras décadas dos séculos XIX e XX, mas também porque o povo italiano sempre teve dentro de si uma forte paixão por viagens, descobertas e aventuras Tanto que o continente americano deve seu nome a um navegador / cartógrafo italiano Amerigo Vespucci, e a mesma descoberta e pouso nas costas das Américas foi devido a outro grande gênio, Cristóvão Colombo.
Mas nosso objetivo não é fazer um curso na história, mas é fazer relembrar a conexão a cidade de São Sebastião do Paraíso com a Itália através de nomes, histórias e tradições curiosas.
Vamos começar pelo sobrenome Calafiore (i) é um significado do outro sobrenome italiano Belfiore (Kalos = Bello) ou bela flor.
Esse sobrenome é usado em toda península, mas a maior concentração é na Sicília, especificamente na província de Siracusa.
Siracusa é uma das pérolas da Trinacria (como era chamada antigamente a Sicília). Esta cidade é  famosa pela beleza dos seus monumentos e seu centro histórico, já famosa antes da fundação de Roma.  Foi um próspero centro comercial da Magna Grécia, e deu à luz a Archimedes  filósofo, matemático, o mais ilustre da história da antiguidade. 
Também foi marcada pela história quando Apóstolo Paulo passou pregando o evangelho. 
Como em toda a Sicília, a gastronomia desempenha um papel fundamental para a cidade. Desde os tempos antigos era conhecida por suas oliveiras, amêndoas e açúcar extraído da beterraba. No século XV começaram o cultivo de tomates e batatas, e, claro, o excelente peixe capturado diretamente em suas águas. As frutas cítricas exalam sua fragrância pelas as ruas da cidade.
Entre os pratos mais famosos está o Spaghetti alla siracusana (pasta c’anciove e muddica), também chamado de macarrão frito alla siracu-sana (não deve ser confundido com a sua versão mais antiga que era doce)
É um dos pratos mais famosos da culinaria local composta  por anchovas refoga-das com azeite extravirgem e alho, adicionadas ao espaguete e pulverizado pão ralado previamente torrados. É também chamado de “massa frita”.
Em resumo, Siracusa não é apenas um lugar para se ver, mas também para ser experimentado através de todos os sentidos.
Arrivederti Cari amici al prossimo viaggio!

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897