OBRAS

Obras de captação de águas são realizadas no Jardim Canadá

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 22/07/2018 | Visualizações: 2522

Obras de captação de águas são realizadas em erosão no Jardim Canadá - Foto de Roberto Nogueira

Depois de praticamente seis meses de reivindicações, moradores da rua Luiz Pimenta Neves, no Jardim Canadá, começaram a ser atendidos nesta semana. Os responsáveis pelo loteamento residencial foram notificados pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso e iniciaram obras de uma das duas reclamações existentes. As queixas referem-se a uma rede de captação de águas que havia estourado e também a pavimentação de parte da mesma via no mesmo bairro onde o asfalto cedeu e deu lugar a uma grande erosão, colocando em risco as construções das casas no local.
As reclamações dos moradores da região vêm desde 2016 quando apareceram as primeiras marcas de desgastes no solo na rua Luiz Pimenta Neves, no trecho que dá acesso ao bairro São Judas Tadeu, em área bem próxima a E.E. Paula Frassinetti. O asfalto da rua começou a se romper e a rua foi sendo tomada por uma enorme erosão. No dia 8 de março um caminhão de coleta de lixo urbano caiu e afundou em um dos buracos existentes na via.
Moradores e construtores nos terrenos próximos até tentaram de forma paliativa tampar a cratera que se formava colocando entulhos e restos de materiais de construção no local, porém, sem sucesso. Em outra ação mais intensa uma massa de concreto foi lançada na rua com o objetivo de conter a abertura do buraco, mas a ação também não teve sucesso, pois, logo com a chegada do período das chuvas intensas novas fendas e rachaduras ocorreram no solo ampliando a área comprometida, sem que um trabalho definitivo fosse realizado.
O assunto foi pauta de várias matérias publicadas pelo Jornal do Sudoeste pelo colunista e repórter Sebastião Tadeu Ribeiro. “Naquela via pública a pavimentação asfáltica está afundando devido a uma valeta onde foi instalada a rede esgotos, que não foi devidamente bem compactada, após o serviço realizado (colocação de manilhas)”, relata a reportagem publicada em 16 de julho do ano passado. Também na sessão de 7 de maio da Câmara Municipal o vereador Luiz Benedito de Paula através de indicação solicitou providências visando a reconstrução da rua. “É preciso que a Prefeitura tome alguma providência e responsabilize o loteador e que se faça alguma coisa”, disse na época.
Recentemente, outro problema foi identificado em outro trecho da rua Luiz Pimenta Neves. O rompimento de uma tubulação da rede de captação de água provocou uma grande erosão no começo deste ano. A situação apenas não tomou maiores proporções em função da entrada do período da seca, pois, com o escoamento das águas pluviais no trecho o buraco estava aumentando de tamanho e poderia comprometer a via. O caso também foi registrado em reportagem de Tadeu Ribeiro. 
Em reportagem publicada em 23 de setembro do ano passado relatava reclamações de moradores residentes no entroncamento entre as ruas Luiz Pimenta Neves e Abnoel Bícego. Além do problema provocado pela erosão e rompimento da rede, o local passou a ser utilizado como depósito de entulhos, restos de galhos de poda de árvores e lixo. Segundo denúncias de um dos moradores, se não fossem tomadas providências neste período de seca, assim que retornassem o período chuvoso, as enxurradas poderiam provocar ainda mais danos e grandes despesas para se fazer os reparos.
O assunto também foi debatido na reunião do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema) na reunião do dia 4 de junho. Uma denúncia sobre a situação no bairro foi  apreciada pelos conselheiros referente ao surgimento da erosão no Jardim Canadá. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Yara de Lourdes Sousa Borges, os responsáveis pelo empreendimento foram notificados para tomar providências por se tratar de questão ambiental. “Temos um afloramento de nascentes que está causando o problema. Fizeram uma canalização anterior que pode não ser sido construída a contento e a natureza responde, por isso está brotando uma quantidade de água considerável suficiente para provocar a erosão”, comentou Yara.
Nesta semana, foi iniciada uma frente de trabalho na rua Luis Pimenta Neves, no Jardim Canadá, onde a caixa que recebia a galeria de água pluvial caiu devido ao grande volume de chuvas do final do ano passado, puxando uma parte da tubulação. 
A Prefeitura informa que a obra ainda encontra-se no período de garantia, está sendo realizada pela empresa responsável ganhadora da licitação. No local está sendo refeita a rede, outra caixa para suportar o volume de água e, em seguida, o pavimento. A expectativa é de que após o trabalho no local da erosão também seja feito o reparo na pavimentação da rua.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897