SANTOS

São Sebastião do Paraíso integra lista de municípios com nomes de santos

Por: Roberto Nogueira | Editoria: cidades | 18/07/2018 | Visualizações: 1051

Paraíso ganhou pré-nome de São Sebastião por devoção de seus fundadores - Foto de Roberto Nogueira

Um mapeamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios revela que uma em cada dez cidades tem nome com referência a santos. Minas Gerais é o estado em que mais lugares possuem esta característica e que abrange 19% dos 853 municípios com esta classificação. São Sebastião do Paraíso é uma das cinco cidades da região que fazem parte desta relação. 
A relação entre os Municípios com nomes de santos está muito relacionado ao fato de haver alguma relação com os festejos juninos do país. A temporada oficial vai de junho até o final de julho, e é quando ocorre a maioria das cerimônias ligadas à religião católica. No total, 580 Municípios – o que representa cerca de um em cada dez – têm nome de santos ou fazem alguma referência a eles em sua denominação. Santos, santo, são, santa, aparecida e nossa senhora são os mais comuns.
Minas Gerais é o Estado com mais Municípios com nomenclatura religiosa com 15,0% entre os 853 cidades; seguido de São Paulo, com 10,2%; e do Rio Grande do Sul, com 9,7%. Quando se analisa as regiões brasileiras, o Nordeste possui o maior número de Municípios que fazem referência a nomes de santos, com 198 cidades; o Sudeste tem 167; o Sul conta com 129; o Centro-Oeste e o Norte apresentam 44 e 42 Municípios, respectivamente.
No caso de São Sebastião do Paraíso que não possui nome de santo juninho a origem da nomenclatura é outra. Segundo livro do historiador Luiz Ferreira Calafiori é atribuído a família Antunes Maciel fundadores da cidade a denominação de Paraíso, por ser um lugar muito bonito onde estava sendo instalada a sede. A devoção religiosa a São Sebastião foi a justificativa para o pré-nome que foi dado. Na região há cidades com a mesma características de nome de batismo relacionados aos santos. São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Conceição Aparecida, Santa Rita de Cássia, Bom Jesus dos Passos e Bom Jesus da Penha estão nesta condição.
Tantos esses Municípios como os festejos ocorrido no período, segundo o mapeamento, demonstram o vínculo histórico da religião católica dos colonizadores em território nacional. De acordo com o trabalho desenvolvido pequenas cidades – com até 10 mil habitantes – possuem maior tendência a ter Municípios com tais denominações. Com base nos números do governo federal, cerca de 140 festas devem ser promovidas até o final deste mês, em todos os Estados brasileiros. A maior parte é de celebração a Santo Antônio, São João e São Pedro. Segundo estimativa da entidade, só em junho, foram 54 comemorações de São João; 38 de Santo Antônio e 20 de São Pedro.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897