SEMANA DO BEBÊ

Semana do Bebê é encerrada com sucesso em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Editoria: saude | 06/05/2017 | Visualizações: 231

Lideranças participaram com grande presença nos eventos realizados - Foto de Reprodução

A primeira edição da Semana do Bebê realizada em São Sebastião do Paraíso no período de  de 24 a 29 de abril foi concluída com sucesso segundo os seus organizadores. O evento voltado para defender os interesses da primeira infância teve várias atrações como palestras, caminhadas, distribuição de material educativo, musicais, visitas a entidades infantis e abordaram diversos temas como amamentação, gravidez na adolescência e primeiros socorros entre outros. “Foi um sucesso além do esperado porque tivemos o envolvimento muito grande de todos os órgãos e secretarias da Prefeitura e também a participação da iniciativa através dos nossos parceiros e colaboradores a quem eu agradeço a todos que participaram”, anunciou a secretária municipal de Desenvolvimento Social e vice-prefeita, Dilma Aparecida de Oliveira. 
A realização da Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) que tem por objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Em Paraíso o evento foi promovido pela Prefeitura através das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. “Trabalhamos ao longo destes dias a importância da primeira infância que são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. É nesta fase que elas desenvolvem grande parte do potencial cognitivo que terá depois quando adulto. O que ela recebe nesta etapa refletirá muito de sua personalidade e terá impacto decisivo na aprendizagem, na construção das relações sociais, na vida afetiva, profissional e social”, ressalta a secretária.
O evento que teve abertura na Praça dos Imigrantes, no dia 24, contou com apresentação do Balé Flávia Junqueira, apresentações artísticas e entrega da chave ao “Bebê Prefeito”, na Santa Casa de Misericórdia. Na terça-feira, 25, houve apresentação musical coma Banda Prioratus e palestra sobre Gravidez na adolescência, com a psicóloga Tatiana Bardassi. Na quarta-feira, 26, além da apresentação do Balé Tia Marize, foi realizada palestra sobre o desenvolvimento da criança de 0 aos 3 anos. Regina Shudo, pedagoga e especialista em Educação infantil, com 30 anos de experiência, veio de Curtiba (PR) abordar o assunto.
A quinta-feira, 27, foi marcada pela apresentação do coral Pequenos Cantores de Passos” e palestra sobre noções básicas de primeiro socorro para pais e cuidadores, proferida pelo pediatra Paulo Roberto Oliveira. Na sexta-feira,28 foi dia de visitas com palestras nas unidades de saúde e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Nas creches e pré-escolas municipais foram realizados eventos com passeatas, oficinas, exposições, concursos, roda de conversa, hora da leitura e outros eventos.
O encerramento da programação ocorreu no sábado, 29, na Casa da Cultura. “Foi um sucesso além do esperado” comentou Dilma. Ela agradeceu a todas as secretarias que se envolveram com o projeto e órgãos parceiros. “Quero deixar aqui meu agradecimento a todos que colaboraram conos-co desde os integrantes da administração, as escolas, as unidades de saúde, bem como as escolas particulares, a Unimed, a Ampara por dividir conosco a responsabilidade e as alegrias deste evento tão importante para a nossa comunidade”, enfatizou. 
A secretária lembrou ainda da participação de cada profissional que veio de perto e de longe para dar a sua contribuição. “São pessoas que engrandeceram esta realização e nos ajudaram a refletir sobre este estágio tão importante da vida”, disse. 


O futuro depende da infância
A importância da atenção à primeira infância depende muito dos seis primeiros anos de vida que são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninos e meninas. Nesta fase da vida a criança desenvolve grande parte de seu potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciam a pessoa para o toda a sua existência e em vários aspectos como o social, o profissional e o social.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social o tratamento que é dado a criança na fase do zero aos seis anos refletirá no jovem, no adulto e no idoso. “Vemos que em diversos países como no Japão, Estados Unidos e na Europa existem políticas públicas e grandes investimentos voltados para a primeira infância e isso repercute nas gerações futuras”, aponta.
A vice-prefeita assegura que a administração municipal a partir deste ano vai ter uma atenção especial por esta causa. “Tenho certeza de que o prefeito Walker não medirá esforços para fortalecer as políticas públicas voltadas para a primeira infância. Se Deus quiser ano que vem daremos continuidade esta proposta que eu tive o prazer de fazer o projeto de lei e agora a felicidade de implantar no nosso município já no primeiro ano de mandato”, anuncia. Ela aposta que tanto o governo local como a sociedade civil estarão de mãos dadas. “Daremos continuidade a este projeto e o ano que vem certamente teremos mais atrações porque vamos aprimorando cada vez mais. Foi um sucesso total, acredito que conseguimos atingir o objetivo que é chamar a atenção para os cuidados com a primeira infância. 
Ainda em relação à Secretaria de Desenvolvimento Social Dilma Oliveira cita que o desmembramento da secretaria de Saúde está sendo justificada com as ações que estão sendo trabalhadas. “Desvinculamos justamente para dar uma atenção maior às questões sociais do nosso município e inclusive resgatar aqueles jovens que também não tiveram a primeira infância e hoje estão envolvidos com problemas sociais na nossa comunidade”, acrescenta. Segundo ela a secretaria vai se dedicar ao máximo para diminuir estes problemas sociais na cidade.
Como pretende atuar de forma bem abrangente a proposta de trabalho visa atender a população em todas as idades. “Recentemente empossamos o Conselho Municipal dos Idosos e já temos ações sendo realizadas para este público. Vamos trabalhar com os jovens, com as mulheres vítimas de violência, o adulto enfim com todos aqueles que de uma forma ou outra está sendo privada de seus direitos de viver e ter uma qualidade de vida digna e melhor vamos trabalhar por todos e este é o nosso objetivo”, finaliza a secretária de Desenvolvimento Social.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897