SAÚDE ANIMAL

Saúde para animais geriátricos

Por: Rogério Calçado Martins | Editoria: saude | 02/05/2017 | Visualizações: 165

-

“Os cães e gatos geriátricos constituem uma grande porção dos pacientes atendidos em clínicas veterinárias. A responsabilidade do Médico-veterinário com esses animais consiste em um retardamento, ou pelo menos uma minimização, da deterioração progressiva dos sistemas corporais, a partir do processo de envelhecimento e em um proporcionamento de melhora na qualidade de vida para o resto de suas vidas”. (Dr. Richard T. Goldston). 
“A administração de cuidados de saúde melhorados para o cão e gato geriátricos através do uso de terapias médica e/ou cirúrgica modernas e de um manejo nutricional competente, constitui o objetivo primário para um programa de saúde geriátrico abrangente”. (Dr. Johnny D. Hoskins).
“Um Programa de Saúde Geriátrico pode ser uma extensão natural do programa de saúde preventivo do cão e do gato mais jovens, em sua fase adulta. Como o processo de envelhecimento varia com a raça, a espécie e o estilo de vida do animal, a idade na qual um programa de saúde geriátrico deve ser realizado também varia. Esse programa pode começar nas seguinte idades”: 
*Cães Pequenos (até 9 kg): 9 a 13 anos de idade.
*Cães Médios (entre 9,5 e 22,5 kg): 9 a 11,5 anos de idade.
*Cães Grandes (entre 23 e 40,5 kg): 7,5 a 10,5 anos de idade.
*Cães Gigantes (acima de 41 kg): 6 a 9 anos de idade.
*Gatos (maioria das raças):  8 a 10 anos de idade.
(Dr. Richard T. Goldston)
“Um programa abrangente de saúde geriátrico pode proporcionar uma maneira de acertar os problemas de saúde-chave relacionados à idade geriátrica, instituir medidas de saúde preventivas e detectar distúrbios suficientemente cedo para um tratamento médico e cirúrgico mais adequado. (Dr. Richard T. Goldston e Dr. Johnny D. Hoskins).
Nada melhor do que palavras de grandes especialistas para aumentar a conscientização de programas de saúde adequados para cada fase da vida dos animais. Os proprietários de cães e gatos precisam tratá-los de forma específica em suas diferentes fases da vida: pediatria, adulto e geriatria.
*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492
*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
*Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897