ENCONTRO

Paraíso realiza encontro da RAPS

Por: Roberto Nogueira | Editoria: saude | 23/05/2017 | Visualizações: 231

- Foto de Reprodução

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza nesta quarta-feira, 24, no Teatro Municipal Sebastião Furlan, o I Encontro Regional da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). O evento tem como tema “Estreitamento Laços e Fortalecendo o Cuidado em Saúde Mental” que reunirá diversos especialistas do município e cidades da região. As palestras vão se estender até a quinta-feira,25 quando haverá mesa redonda e debates entre os participantes. 
A abertura acontecerá na manhã desta quarta-feira, após o credenciamento que ocorrerá a partir das 7h30. Na sequência às, 8h30 acontecerá a cerimônia de abertura e a realização das palestras. Na parte da manhã na primeira fase o primeiro tema em debate tem como título “Desafios da RAPS: Uso abusivo de álcool e outras drogas na Adolescência”, com o psiquiatra Eduardo Vilar Fonseca, coordenador da Saúde Mental de Paraíso.
Ás 10 horas, a enfermeira Kelly Graziani Giacchero Vedana, Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP, também fará a sua abordagem. Ela falará sobre o tema “Possibilidades de Intervenção e Prevenção ao Comportamento Suicida”. No período de 11h30 até às 13 horas haverá intervalo para almoço. 
No período da tarde estão programadas outras duas palestras. A primeira, às 13h, com o título “Economia Solidária – Reflexões sobre a promoção da inclusão e reinserção social na RAPS”. A abordagem será feita por Leonardo Pinho, diretor da ABRASME e presidente da Central de Cooperativas Unisol Brasil e Conselheiro do Conselho Nacional de Direitos Humanos e Conselheiro Nacional de Economia Solidária.
O quarto tema “Construção de Projetos Terapêuticos Singulares na Rede de Atenção Psicossocial: uma dimensão transdisciplinar”, será apresentado a partir de 14h30 e terá como palestrante Maria de Lourdes Feriotti. Ela é terapeuta ocupacional, mestre em Educação, especialista em Filosofia e em Terapia Ocupacional em Saúde Mental, docente da PUC-Campinas. Ainda às 16 horas haverá exposição de Caio Wilmers Manço, representante do Projeto Comunidade da Fala.
Na quinta-feira as atividades terão continuidade com nova programação, quando serão apresentados quatro novos temas com outros palestrantes. As palestras acontecerão com credenciamento as 8 horas, sendo que o encerramento será às 17 horas. Confira no boxe em anexo os detalhes que irá reunir e autoridades e especialistas. 


PROGRAMAÇÃO
Dia 25 de maio de 2017
8h00 – Credenciamento
8h30 – Mesa Redonda: Relatos de Experiências Exitosas em Saúde Mental no NASF
* Fabrícia Malaquia – Psicóloga do NASF de Cássia (MG)
*Joyce Barros – Terapeuta Ocupacional do NASF de Jacuí (MG)
* Elisabeth Vanusa Oliveira – Psicóloga do NASF de SSParaíso (MG)
10h00 – Desmitificando o TOC
*Caio Wilmers Manço – Rep. Do Projeto Comunidade da Fala
11h30 – Intervalo para almoço
13h00 – Mesa redonda: A importância da Rede Intersetorial no Cuidado à Saúde Mental de Crianças e Adolescentes
*Francielle Oliveira Pedroso Fagundes – Terapeuta Ocupacional do CAPS Infanto-juvenil Girassol
*Flávia Lizarelli – Psicóloga do CREAS
*Jeferson Torres – Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude SSParaíso
15h00 – Judicialização da Saúde
*Flávio Henrique da Silva – Procurador do Município de SSParaíso
FONTE: PREFEITURA SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897