VACINAÇÃO

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho

Por: Roberto Nogueira | Editoria: saude | 31/05/2017 | Visualizações: 688

Campanha de vacinação contra a gripe foi estendida ate o dia 9 de junho - Foto de Arquivo

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 9 de junho. A decisão visa ampliar a cobertura vacinal em todo o país para o cumprimento da meta de imunizar 90% dos grupos prioritários. Até o momento, o país atingiu somente 66,8%, conforme disponível no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações. Em Minas Gerais, a cobertura vacinal é de 72,2%. Os números demonstram que, no Estado, mais de 1,2 milhão de pessoas ainda não foram se vacinar.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, São Sebastião do Paraíso tem a meta de imunizar 19.723 pessoas que fazem parte do quadro de público alvo da campanha. Embora não tenham sido divulgados os números oficiais sobre o índice de cobertura vacinal realizada até o momento, o setor apresentava indicativos de que o volume de pessoas vacinadas estava abaixo da média. A Secretaria de Saúde continua fazendo o chamamento à população para que compareça às salas de vacinação em funcionamento no município.
Em 2017 o índice de cobertura foi ampliado e a meta, que até o ano passado era de atingir 80% da população idosa, agora é de 90%. O público alvo é composto por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas aldeados, população privada de liberdade e grupos especiais (portadores de doenças crônicas não transmissíveis). A novidade deste ano é que também estão incluídos, os professores das escolas públicas e privadas.


GRIPE
A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.
A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
Até o dia 09 de junho, o Sistema Único de Saúde (SUS) continuará realizando a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, é necessário apresentar, no ato da vacinação, a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Ao incentivar os grupos prioritários a comparecerem aos postos de saúde e receberem a vacina, o objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
Em Paraíso a campanha de vacinação foi iniciada no município no dia 13 de abril. O atendimento acontece nas salas de vacina instaladas nas Unidades de Saúde da Família (USF’s) no centro e bairros São Judas Tadeu, Vila Formosa e Vila São Pedro, no horário normal de atendimento à população, das 7h às 16h, com intervalo de almoço entre 11h e 12h. O posto de Puericultura também está com suas portas abertas para esta finalidade neste mesmo horário.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897