RIBEIRÃO PRETO

Paraisenses estão entre as atrações da 17ª Feira do Livro em Ribeirão

Por: Roberto Nogueira | Editoria: acidente | 02/06/2017 | Visualizações: 1174

Neste ano escritores, cantores e poetas de Paraíso estão entre os destaques que vão se apresentar dia 10 na feira - Foto de Arquivo

A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura chega neste ano à sua 17ª edição. O tema deste ano é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola". O evento, que acontecerá no período entre 4 a 11 de junho, fará homenagem ao escritor Fernando Pessoa. De São Sebastião do Paraíso, através da APC (Academia Paraisense de Cultura) vários artistas e escritores paraisenses vão se apresentar na feira no dia 10 de junho.
Palestras com nomes como Miriam Leitão, Arnaldo Antunes e Lya Luft, além de uma conferência internacional sobre educação e literatura, estão entre as atrações confirmadas para a feira. Serão mais de 260 atividades gratuitas, dentre elas oficinas de contação de histórias e apresentações musicais e teatrais, 35 expositores e mais de 130 autores, com a expectativa de superar a marca de 180 mil visitantes em oito dias.
Com a participação de escritores nacionais como Ignácio de Loyola Brandão, Zuenir Ventura, Luis Fernando Veríssimo e Ricardo Azevedo, além de autores de Portugal, Chile e Itália, a 17ª edição do evento também terá homenagens ao escritor português Fernando Pessoa (1888-1935). "Quem visitar a feira vai cruzar com a obra dele o tempo inteiro, além de ver os seus poemas nas falas dos mais diversos autores convidados", afirmou a presidente da Fundação Feira do Livro e Leitura, Adriana Silva. 
Neste sábado, 3 de junho, às 19h, no Theatro Pedro II, acontece a abertura da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A feira, que será gratuita e aberta ao público, tem início em grande estilo com o Concerto Música Sinfônica Brasileira Inédita com Literatura Portuguesa Consagrada da USP-Filarmônica & Orquestra Jovem Acadêmica Alma (Academia Livre de Música e Artes). Considerado um dos mais importantes eventos culturais da América Latina, a feira traz uma programação diversificada com mais de 260 atividades, promovidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em parceria com o Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Usina Alta Mogiana.
A APC (Academia Paraisense de Cultura) de São Sebastião do Paraíso apresentará o tema "Literatura e Música". Neste espetáculo, acadêmicos vão interpretar músicas com letras que são verdadeiros poemas. Estão confirmadas as participações de Edyna Maldi Borges, musicista e compositora; Luiz Ferreira Calafiori, historiador, escritor e orador; e Paschoalina Coelho Souza, musicista e artista plástica. Também vão marcar presença Nelson Duarte, jornalista, escritor e músico; Bernadete Aparecida Aguiar, poetisa, autora de vários livros; Francisca Borges da Cunha Zanin, poetisa e declamadora; Maria Rita de Cássia Preto Miranda, contista, cronista e autora de quatro livros. 
A presidente da APC, Maria Rita de Cássia Preto Miranda afirma que a aceitação dos artistas paraisenses está sendo muito boa no evento. "Estivemos presentes ano passado e agora novamente temos já acertada a participação de vários representantes da nossa comunidade, é um bom sinal", observa. Ela disse ainda que o evento e uma grande oportunidade para que os artistas locais possam divulgar suas obras. "Teremos dois momentos distintos através da literatura e também da música onde os nossos escritores e músicos vão expor suas obras e divulgar seus trabalhos", anuncia. 
Completa a relação Reynaldo Formagio Filho, artista plástico, escritor e autor de dois livros infantis; Leila Yunes, oradora e escritora; Ziara Clementoni, cantora; Rafael Reparador, músico, compositor e poeta; Bruno Félix, músico, compositor e escritor; Angela & Arthur, cantora e músico; Silvia Pessoa, cantora; Denize Gonzaga, musicista e cantora; Markus Vina, cantor; Clécio Faria, performer escritor, autor de um livro e André Cruvinel, músico, compositor e poeta. A participação dos paraisenses está programada para ocorrer no próximo dia 10 de junho, a partir das 14h30, no Centro Cultural Palace, Auditório Pedro Paulo da Silva.
Parte das atividades, como as realizadas no Theatro Pedro II, está sujeita à retirada antecipada de senhas no balcão central de informações do evento, na Esplanada, e tem vagas limitadas. Informações estão disponíveis no site da feira. A participação de escolas na feira pode ser agendada pelo telefone (16) 3977 9117. Outras informações podem ser obtidas através do endereço eletrônico www.fundacaodoli vroeleiturarp.com/ onde é possível conferir a programação completa da feira.

GRÁFICA E EDITORA DR LTDA

  • Av. Monsenhor Mancini, 212 - Sala 1
    Centro - São Seb. do Paraíso, MG
    CEP: 37950-000
  • E-mail: jornalsudoeste@yahoo.com.br
  • Website: www.jornaldosudoeste.com.br
  • Telefone: (35) 3531.1897