Diferença transferiu disputa: das urnas ao TRE

Na contagem final todos de mão no queixo!
Na contagem final todos de mão no queixo! Foto: Jornal do Sudoeste

EDIÇÃO DO DIA 26 de NOVEMBRO de 1988

Uma semana depois de apurados os votos de 24.009 eleitores que compareceram às urnas em Paraiso, número considerado muito bom tendo em vista que o colégio eleitoral totaliza 25.628 votantes, sendo portanto uma margem de abstenção muito pequena, e a Justiça Eleitoral proclamado os candidatos Waldir Marcolini e João Zanin, respectivamente prefeito e vice eleitos, por uma diferença de 28 votos em relação a Reminho Aloíse e Zorovando Bicego, da A.P.P. - Coligação que abrigou PTB-PMDB-PDS-PL-PDC a luta deixou de ser nas urnas para ir ao TRE.

Num clima tenso, de intensas especulações em torno do assunto, a grande expectativa é para se o Tribunal Regional Eleitoral vai ou não, autorizar a abertura da urna de n° 70-que gerou polêmica, quanto a uma possível inversão. A APP através de seus advogados formalizou o pedido e na última quarta-feira 0 candidato eleito, Waldir Marcolini, bem como o presidente do PFL paraisense Lair Furtado, também entregaram seus pareceres ao Cartório Eleitoral.

Sabe-se que igualmente deu entrada no Cartório Eleitoral um pedido feito pelo Presidente da Junta Apuradora que escrutinou a urna n° 70. Og Queiroz, solicitando que seja aberta e recontada a mesma. Reafirmou que tem plena certeza de veracidade dos números apresentados, porém como tem sido alvo de muitas pressões, ele gostaria de esclarecer de vêz o caso. No entanto, se depender do candidato eleito, Waldir Marcolini e seus advogados, a urna continuará lacrada, como está.

Observadores afirmam que na história de São Sebastião do Paraiso não houve disputa semelhante, que vale dizer, mexeu com os nervos de toda a cidade. Waldir obteve 10.444 Votos Reminho Aloíse 10.416 e José Luiz, candidato do. PT. 1.223 votos. O público Compareceu maciçamente ao Ginásio do Clube Paraisense, onde se procedeu as apurações. Veja em nossas páginas 5 e 6 os resultados oficiais de Paraíso, São Tomás de Aquino. Pratápolis e Itaú de Minas, bem como a resposta de Waldir Marcolini ao Juíz Eleitoral.