MAJOR CURIÓ

Morre o Major Curió, corpo será sepultado em Paraíso quinta-feira

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Brasil | 17-08-2022 09:54 | 2146
Sebastião Curió criou identidade com o regime militar onde tornou-se uma referência
Sebastião Curió criou identidade com o regime militar onde tornou-se uma referência Foto: Reprodução

Aos 87 anos, faleceu às duas horas da madrugada desta quarta-feira,17, em Brasília, Sebastião Curió Rodrigues de Moura, o Major Curió. Ele estava internado em um hospital particular, e há cerca de cinco anos residia na capital federal. Curió se notabilizou por ter atuado no combate a Guerrilha do Araguaia e no controle do garimpo de Serra Pelada. Foi prefeito de Curionópolis (PA) e também era conhecido como deputado Curió (PMDB-PA). O corpo será sepultado nesta quinta-feira,18, em horário a ser fixado no Cemitério da Saudade, em São Sebastião do Paraíso.

Sebastião Curió Rodrigues de Moura nasceu em São Sebastião do Paraíso no dia 15 de dezembro de 1934, filho de Heitor Rodrigues Pimenta e Antônia Pimenta. Casou-se com Maria de Lourdes Nóbrega de Moura, com quem teve cinco filhos.

Curió era figura emblemática da época do governo militar. Ele ganhou o apelido de Curió quando estudou no colégio militar em Fortaleza. Trata-se de uma referência as rinhas de pássaro. Ele se tornou conhecido por uma atuação no período do governo militar. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras e iniciou sua atuação no interior paulista, tendo passagem também pelo estado do Paraná.

No garimpo em Serra Pelada que atraiu milhares de homens em busca de riqueza, Curió ocupou o território e controlou a vida e o trabalho dos "formigas".

No pleito de novembro de 1982, elegeu-se deputado federal pelo Pará, na legenda do Partido Democrático Social (PDS). Na sua campanha, se valeu da projeção que teve ao administrar o garimpo de Serra Pelada. Empossado em fevereiro de 1983, foi titular da Comissão de Segurança Nacional e suplente da Comissão de Agricultura e Política Rural.

Na sessão da Câmara dos Deputados de 25 de abril de 1984, votou contra a emenda Dante de Oliveira que estabelecia a realização de eleições diretas para a presidência da República em novembro daquele ano, na escolha do sucessor do presidente João Batista Figueiredo.

Em 1977 foi criada a cidade de Curionópolis, no Pará, localizada entre Marabá e Parauapebas, município que se emancipou em 10 de maio de 1988. Em 2000 Sebastião Curió, embora tenha sido homenageado com seu nome no próprio município, foi eleito pela primeira vez como prefeito da cidade.

Há cinco anos ele vivia recolhido em sua casa na capital federal. Internado na noite de segunda-feira, ele sofreu sepsemia e falência múltipla dos órgãos.

Além do velório em Brasília seu corpo será trazido para São Sebastião do Paraíso, onde familiares farão as últimas homenagens. Segundo informações será sepultado com farda e boina de Guerra na Selva.

Com Maria de Lourdes, que conheceu ainda em Minas e aniversariava neste dia 17, ele teve cinco filhos. Teve ainda um filho com Vera Lúcia. O sepultamento está marcado para esta quinta-feira,18, no Cemitério Municipal da Saudade, em horário a ser fixado.