INAUGURAÇÃO

Secretário de Saúde inaugura Centro de Tratamento de Queimados na Sta. Casa

Por: Nelson Duarte | Categoria: Saúde | 13-02-2023 18:25 | 2272
Foto: Ludmila Oliveira

A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso inaugurou na manhã de segunda (13) o Centro de Tratamento de Queimados que passa a ser referência para toda a macrorregião Sul – Sudoeste, a maior do Estado de Minas. É o terceiro hospital neste segmento em Minas. “Significa que vamos expandir atendimento para mais de 150 municípios, certamente atendendo ao Centro Oeste, Triângulo Mineiro, este hospital vai virar uma grande referência”, disse o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti, presente ao evento.

O secretário ressaltou que com a implantação do Centro de Tratamento de Queimados em Paraíso o estado espera resolver problema crônico e histórico de pacientes, de difícil tratamento, que anteriormente dependiam apenas do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. “É o primeiro hospital que irá beneficiar a rede nova de queimados, e esse esforço local foi muito importante”, completou.

Fernando Montans Alvarenga, provedor da Santa Casa disse que “não se trata de uma ação solitária, é conjunta, da Secretaria de Estado de Saúde, do Município, da Santa Casa, vereadores, do deputado Antonio Carlos Arantes que lutou para que o governo entendesse essa necessidade do Hospital para Queimados no Sudoeste de Minas, de todos colaboradores da Santa Casa e envolvidos para que isso acontecesse. Para o paciente é fundamental ser atendido aqui”.

Mesmo antes de ser inaugurado o Centro de Queimados, Tipo II, atendeu alguns pacientes de Paraíso e região com queimaduras leves a moderadas. “Pleiteamos ao secretário Baccheretti hospital nível 1 B para atendimento em graus mais avançados, e el nos sinalizou que isso acontecerá em breve”, explicou o provedor.

O Centro de Atendimento a Queimados surgiu de um vazio assistencial, disse o prefeito Marcelo Morais, segundo ele, depois de sua administração ter encontrado muita dificuldade para transferir dois pacientes de Paraíso para o Hospital João XXIII, ano passado. “Naquele momento sugeri à superintendente regional de Saúde, Kátia Gonçalves que montássemos um hospital para atendimento de queimados em Paraíso. Ela disse que poderíamos contar com a regional, e perguntou sobre a Santa Casa. Respondi que a Santa Casa era parceira”.

“A Santa Casa, prefeitos da microrregião abraçaram a ideia, vereadores de Paraíso que fazem parte desta conjuntura, médicos enfermeiros, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje aqui estamos para bater palmas para o secretário Baccheretti porque vai fazer um ano que conversamos sobre o hospital, que se tornou realidade”, salienta Marcelo.

Morais valeu-se do ensejo para reivindicar. “Minha esperança e de secretários municipais de Saúde aqui presentes é a melhoria na regulação do sistema SUS Fácil, regulação do SAMU para que não sofram quando pacientes precisem de atendimento”.

O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, José Luiz das Graças disse se tratar de conquista muito grande para a cidade e região. Temos que ser unidos. Aquilo que parecia impossível tornou-se possível, com união hoje se tornou realidade, afirmou.

O deputado Antonio Carlos Arantes agradeceu a Deus, por conceder força, sabedoria e proteção para quem gosta de cuidar das pessoas. “O provedor Fernando Alvarenga foi feliz quando disse que não se trata de ação solitária. De fato, é uma ação solidária. Solidariedade é frequente, permanente, se fortalece. O senhor nos deixa cada dia mais orgulhosos, secretário”, salientou, ao dizer que o governador soube escolher pessoas certas para lugares certos.

Arantes disse que “o gesto de pegar uma pessoa queimada e rapidamente o paciente estar num hospital de referência, não há dinheiro que pague. Não há alegria maior para um deputado, prefeito, vereador, para um líder poder dizer ter feito sua parte, ajudando melhorar a vida dessas pessoas”.

REFERÊNCIA REGIONAL
“Voltar aqui dez meses depois vendo materializado este Centro de Tratamento de Queimados, me traz muita satisfação, por vários motivos, disse o secretário Fabio Baccheretti. 

O prefeito me agradeceu, mas nós que temos que agradecer porque tem que ter muita coragem para assumir uma doença negligenciada historicamente, por ser de difícil tratamento, porque o paciente complica muito fácil. São pacientes que poucos conseguem atender, afirmou o secretário.

Baccheretti explicou ter se comprometido com o prefeito e o provedor da Santa Casa de que a Secretaria de Saúde irá investir em equipamentos para que este hospital cresça. São Sebastião do Paraíso vem se demonstrando uma potência em saúde, na cardiologia, e temos que crescer mais o município que tem a vontade, com um hospital que está fora com a curva do estado. Temos uma convergência de fatores para que este hospital cresça cada vez mais, e São Sebastião do Paraíso irá virar ainda mais uma referência em toda a região, podendo aliviar todas as demandas que temos, enalteceu o secretário.

Segundo o secretário, em agosto será inaugurado em Paraíso o Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue. “O hospital bateu recorde de cirurgias eletivas ano passado, ultrapassamos 20%, e este ano vai ser ainda mais. Agora com a instalação do Centro para Atendimento de Queimados, será necessário de mais sangue, e a população da região não vai precisar se deslocar para doar, enfatizou.

A solenidade teve a presença do vice-prefeito de São Sebastião do Paraíso, Dr. Daniel Tales, diretores da Santa Casa, prefeitos, secretários municipais, profissionais da área da Saúde, representantes de segmentos da sociedade de Paraíso e da região.