VISITA

Polícia Ambiental visita vereador para tratar da demanda de animais silvestres

Por: Nelson Duarte | Categoria: Política | 17-05-2023 11:05 | 625
Foto: Reprodução

Em tratativa ao ofício solicitado pelo vereador Juliano Carlos (Biju), na sessão ordinária da Câmara de São Sebastião do Paraíso, dia 17 de abril, oficiais integrantes Polícia Ambiental designados pelo Sargento Robert, comandante do pelotão da sede em Passos, visitaram a Câmara Municipal para esclarecimentos sobre a situação de prestação de serviços sobre a demanda de animais silvestres.

No gabinete do vereador, o sargento Alear, orientou que a situação da invasão dos saguis nas praças públicas necessita de um técnico ambiental nomeado pelo IBA MA, para fazer uma análise aprofundada dos motivos pelos quais os pequenos primatas tomaram como morada esses locais. “Se simplesmente recolhermos os animais e soltarmos em outro bando, eles brigam até a morte. Nessa situação há a necessidade de um estudo técnico para a segurança desses animais”, salienta Alear.

Os policiais destacaram ainda as dificuldades enfrentadas pela sede no atendimento das demandas. O efetivo conta com poucos agentes, falta estruturação, veículo e até a gaiola para resgate dos animais. Em muitas ocorrências de atropelamento, eles contam com parceria com o Corpo de Bombeiros dos municípios e veterinários voluntários.

A dificuldade aumenta quando precisam fazer o manejo dos animais pelo CETAS (Centros de Triagem de Animais Silvestres). O CETAS de nossa região mais próximo, fica em Divinópolis, quase 300 quilômetros de Paraíso. Não bastasse a distância, nem sempre o Centro pode acolher os animais, pois na maioria das vezes está sobrecarregado.

“Precisamos unir forças políticas na luta por mais uma unidade do CETAS no Sul de Minas, além de estruturar e dar condições de trabalho para nossa sede da Polícia Ambi-ental. Me deixa triste a omissão do grande escalão político na preservação da nossa fauna e flora. Com o período das secas o surgimento desses animais na zona urbana em busca de alimento ou fugindo de queimadas fica mais frequente, e algumas espécies consideradas em extinção acabam perdendo a vida vítimas de atropelamento nas rodovias. Farei o possível para contribuir com essa ação importantíssima para Paraíso e região.” afirma Biju