HOMENAGEM

Bombeiros recebem homenagem por treinamento a profissionais da educação

Homenagem ocorreu durante sessão da Câmara. Duas crianças engasgadas já foram salvas graças aos ensinamentos oferecidos pelos militares
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 21-06-2023 09:40 | 984
Militares ofereceram o curso de brigada orgânica a 759 servidores das 28 instituições de ensino de Paraíso
Militares ofereceram o curso de brigada orgânica a 759 servidores das 28 instituições de ensino de Paraíso Foto: ASSCAM

Na tarde de segunda-feira, 19, durante a sessão ordinária da Câmara de São Sebastião do Paraíso, militares do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros foram homenageados pelos treinamentos em primeiros socorros, evacuação de emergência e prevenção de incêndios ministrados aos profissionais da educação da rede municipal de ensino.

A iniciativa partiu do vereador Juliano Reis, o Biju (PP), que desde o ano passado cobrava pelo cumprimento da Lei Lucas na cidade. Sancionada em outubro de 2018, a legislação exige que escolas públicas e privadas, bem como espaços de recreação infantil, estejam preparadas para oferecer primeiros socorros aos alunos.

Os treinamentos focaram na formação de brigadas municipais. Durante os meses de março e abril deste ano, 26 treinamentos foram realizados, cobrindo 28 escolas públicas municipais e centros municipais de educação infantil localizados na zona urbana, rural e no distrito de Guardinha. Ao todo, 759 pessoas concluíram com êxito o curso de formação de brigada orgânica.

Cabo Raul, um dos militares responsáveis pelo treinamento, comemora o sucesso da iniciativa: “Recebemos relatos de diretores que tiveram que agir em situações, principalmente de engasgo, usando as técnicas que ensinamos. Isso literalmente salva a vida de crianças. Profissionais, principalmente da cozinha, estão atentos agora às condições do registro, da mangueira, do botijão de gás, evitando assim maiores danos. Os profissionais agora sabem operar um extintor de incêndio, identificar uma situação de início de incêndio e a importância da evacuação de emergência. Também estão preparados para lidar com situações de convulsões e parada cardiorrespiratória. Então o treinamento foi considerado um sucesso, a maioria dos profissionais se dedicou, e acreditamos que estão altamente capacitados para uma emergência”.

Já foram reportados casos em que o treinamento teve impacto direto. Pelo menos duas crianças foram salvas por profissionais das escolas municipais após se engasgarem com alimentos, e outro aluno recebeu os primeiros socorros apropriados após sofrer um corte no pulso.

Lucas Cândido, secretário municipal de Educação, relata que os trabalhos que possibilitaram o treinamento dos profissionais da área começaram em 2022, com a aquisição de equipamentos de segurança para todas as instituições de ensino administradas pela Prefeitura, graças a repasses de recursos exclusivos para esse fim. Graças a esses investimentos, mais de dez instituições de ensino já receberam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que certifica o cumprimento das regras de combate a incêndios.

Além disso, outras instituições já estão em processo para receber o certificado. “A nossa prioridade na Secretaria de Educação é voltada à questão da alfabetização dos alunos, mas também priorizamos a segurança, tanto dos alunos quanto de todos os educadores, de todos os servidores que atuam nas nossas unidades escolares”, afirma Cândido.

Juliano Reis se expressa com gratidão pela conquista: “Os pais terão mais tranquilidade na segurança de nossos alunos. Os servidores da educação hoje sabem manipular um extintor de incêndio, conseguem identificar problemas no botijão de gás e intervir em início de incêndios na escola.

Após o curso, já foram relatados casos de salvamentos de engasgamento com nossas crianças e uso de outras técnicas que salvam vidas. Meu sentimento é de felicidade e de dever cumprido. Esta homenagem que presto na Câmara Municipal aos Bombeiros é o mínimo de reconhecimento pela prestação de serviços de suma importância para nossa população. Eles são verdadeiros heróis da vida real”, diz o vereador.

A Lei Lucas, que motivou os esforços, foi sancionada em 4 de outubro de 2018 após um acidente com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos que perdeu a vida em um passeio escolar por asfixia mecânica na cidade de Campinas – SP. Na época, autoridades declararam que a tragédia poderia ter sido evitada se as pessoas responsáveis tivessem o preparo adequado sobre primeiros socorros.