DEBATE

Desenvolvimento empresarial é debatido na Acissp

Etapa do circuito E-Minas 2023 reúne líderes e autoridades em discussões sobre crescimento econômico, atração de investimentos e fortalecimento do empreendedorismo local
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 08-08-2023 18:28 | 1097
Autoridades debateram sobre o papel das entidades e do empresariado no desenvolvimento econômico dos municípios
Autoridades debateram sobre o papel das entidades e do empresariado no desenvolvimento econômico dos municípios Foto: Reprodução

A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) e a Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais) realizaram, ontem (8/8), etapa Sudoeste/Centro-Oeste do Circuito E-Minas 2023 - Negócios e Oportunidades. Este é um dos dez encontros planejados para discutir o desenvolvimento econômico em Minas Gerais.

O evento contou com a presença de lideranças empresariais e políticas, focando no desenvolvimento de negócios e análise territorial para atração de investimentos na região. Durante o encontro, foram debatidos temas como o crescimento econômico mineiro, a inclusividade na adoção de mecanismos locais e as melhorias nas ações já implementadas pelo Executivo estadual.

Também ocorreu um encontro com os representantes de associações comerciais das regiões Sudoeste e Centro-Oeste, com o objetivo de treinar e capacitar os presentes para a projeção das entidades na geração de negócios, com o fortalecimento do sistema associativista, representando e defendendo as micro e pequenas empresas em suas necessidades.

Lucas Pitta, subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, destaca o papel das associações comerciais no processo de desenvolvimento econômico das cidades. Para ele, instituições como a ACISSP são primordiais no trabalho de geração de emprego e renda. “É uma instituição que vale a pena ressaltar se desenvolve com recursos próprios, agregando valor para a sociedade, trazendo as demandas do sócio ativismo e levando ao governo. Então, o governo do Estado tem essa interlocução com o setor produto através das associações comerciais, que vem ao longo de vários anos, cuidando do seu associado, agregando valor, gerando produtos, serviços e ferramentas que ajudam o desenvolvimento no dia a dia, seja em um momento de capacitação, seja na formatação de leis igual aqui em São Sebastião do Paraíso. Eu sou um fã do sócio ativismo e na nossa secretaria nós trabalhamos muito focados ele”, declara o representante do governo mineiro.

Valmir Rodrigues da Silva, presidente da Federaminas, enfatiza a importância do desenvolvimento econômico para a dignidade humana: "A maior dignidade para o ser humano é levar o alimento para a casa através do emprego e da renda. E isso vem do desenvolvimento econômico.  As micro e pequenas empresas geram 60% do emprego no Brasil. É esse diálogo que nós viemos fazer aqui", afirma.

O prefeito de Paraíso, Marcelo Morais, destaca que o evento foi importante para que as vocações do município e da região fossem evidenciadas. Contudo, ele afirma ser importante que as autoridades voltem sua atenção para o fortalecimento da economia no pós-pandemia de Covid-19. De acordo com o chefe do Executivo paraisense, é preciso focar no cidadão que deseja entrar no mercado de trabalho. “É necessária uma mobilização para que as empresas possam trazer pessoas que estão à procura de trabalho, mas não têm experiência no mercado. É importante que haja um incentivo a quem capacita essas pessoas para conseguirem a experiência exigida dentro do próprio emprego”.

Matheus Colombaroli, presidente da ACISSP, reiterou a união entre os poderes e a associação no incentivo aos negócios locais. “A impressão que tive é que tanto o poder estadual, município e a associação têm as mesmas preocupações, que é o incentivo à capacitação dos empresários, ao desenvolvimento da economia local, à atração de novos negócios. Foi uma oportunidade muito boa para vermos que o governador Romeu Zema, por intermédio do seu secretariado, está capacitando os municípios para o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais”.

Colombaroli lembra, no entanto, que o município precisa estar preparado para receber os novos empresários que desejam se instalar na cidade. Para isso, ele menciona que tanto o governo estadual, quanto órgãos como o Sebrae, têm programas que podem contribuir nesse processo. “A ACISSP está aqui para fazer essa ponte”, completa o presidente.

A etapa Sudoeste/Centro-Oeste do circuito E-Minas 2023 - Negócios e Oportunidades foi encerrada com uma palestra voltada para o empresariado local com o renomado apresentador Ciro Bottini, com o tema “O papel do vendedor no século XXI".