HOMENAGENS

Em sessão solene, Câmara destaca personalidades que contribuem para o Município

Por: . | Categoria: Política | 02-12-2023 07:13 | 1003
Foto: Helena Lage Tallmann

A Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso realizou, nesta quinta-feira (31/11), sessão solene para entrega de títulos honoríficos. O evento homenageou personalidades de destaque no Município, que receberam dos vereadores os títulos de Cidadão Honorário Paraisense, títulos e medalhas da Ordem do Mérito Municipal ou títulos de Cidadão Benemérito Paraisense no Plenário da Casa, todos com igual relevância.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Luiz das Graças, realizou a abertura da cerimônia. Ele destacou que é da competência exclusiva do Poder Legislativo o expediente de conceder honrarias e homenagens às pessoas que se destacam nas numerosas áreas da atividade humana; com trabalhos reconhecidos nos setores cultural, artístico, econômico, empresarial, profissional, esportivo e filantrópico, que enaltecem a comunidade e enobrecem o Município. “Assim sendo, esta Presidência sente-se feliz em poder conduzir esta sessão solene e homenagear tão ilustres personalidades, chancelando este reconhecimento pelo povo, por meio do seu mais legítimo representante: o Legislativo Municipal”, disse.

DISCURSOS
Da Tribuna, o vereador Marcos Antônio Vitorino discursou em nome da Câmara Municipal: “É com uma mescla de alegria e gratidão que nos reunimos para celebrar não apenas pessoas, mas alicerces vibrantes e inspiradores da nossa querida São Sebastião do Paraíso. Neste momento, não é apenas um tributo que está diante de nós, mas um reconhecimento profundo da alma dessa comunidade, esculpida pelas mãos generosas e pelos corações corajosos dos homenageados presentes”.

O vereador ressaltou que cada um dos presentes, em sua singularidade, construiu a narrativa da nossa cidade, deixando sua marca na história por meio de atos, contribuições e comprometimento dedicado ao bem-estar coletivo. “Agradeço profundamente a cada um por moldar, com sua presença, o tecido social que nos une. Seu trabalho soa por nossas ruas e suas contribuições ecoam em nossos corações; suas vidas inspiram as futuras gerações. Que esse gesto singelo de homenagem seja uma lembrança constante em nosso eterno reconhecimento por todas as contribuições inestimáveis. Vocês não só contribuíram, mas continuam contribuindo para o desenvolvimento da nossa querida Paraíso, Deus abençoe a todos”.

O médico Luciano Costantini, falou em nome dos homenageados. Ele agradeceu a Deus, aos vereadores e dividiu essa homenagem com todos, sem distinção. “Histórias, aqui, foram lembradas. Trajetórias que servem de exemplo para todos nós, cada um com suas conquistas, nos mais diversos segmentos, sempre lutando por melhorias em favor da nossa população, referências de vida em nossa cidade. Sabemos que cada carreira é extremamente recompensadora, mas que também é repleta de desafios; tenho certeza que todas as personalidades aqui homenageadas também fazem de tudo com muito amor. Cada um aqui tem a missão de ajudar o próximo através do seu dom, de sua arte, de sua ciência; exercendo o ato de se doar, praticando acima de tudo a benevolência e a beneficência, despido de qualquer ego ou vaidade”, começou ele.

O médico também destacou que, em Paraíso, os presentes têm “a oportunidade de plantar nossos sonhos, constituir nossa família, unida e saudável, ponto fundamental de apoio nessa cidade. Criamos raízes, construímos, fizemos muitos amigos, temos a chance de participar de grandes lutas, realizar grandes projetos. Dessa cidade, também recolhemos nossas dádivas, fruto de nosso empenho. Sendo assim, guardaremos o máximo de respeito a todos os paraisenses, fomentaremos a honra e as nobres tradições de nossa cidade. Seguiremos a nossa missão e exerceremos a nossa profissão com o máximo de consciência, dignidade, humanismo, carinho, honestidade, seguindo sempre as boas condutas e prática éticas que nos regem”.

“Esse é um momento único para todos nós, ímpar, de toda a nossa vida. Continuaremos servindo sempre em prol da nossa população paraisense. Se tudo isso significa cidadania, com muito orgulho eu digo: sou um cidadão paraisense. Muito obrigado”.

Além do presidente José Luiz das Graças, do vice-presidente Juliano Reis e do secretário Pedro Delfante, compuseram a Mesa de Honra o deputado federal Emidinho Madeira; o juiz de direito da comarca de São Sebastião do Paraíso, Jeferson Torres Freitas; o comandante do 43° Batalhão de Polícia Militar tenente coronel Fabio Assis Chiaradia Araújo Silva; a vice-presidente, representando a 41ª Subseção da OAB – São Sebastião do Paraíso, advogada Fabíola Tubaldini Machado Gomes Pereira; o delegado titular da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso,  Tiago Bordini; e o prefeito Marcelo Morais.

O título de Cidadão Benemérito é concedido às pessoas nascidas em São Sebastião do Paraíso e que se destacaram com relevantes serviços prestados à nossa comunidade; o título de Cidadania Honorária é outorgado a personalidades não nascidas na cidade, mas que tenham prestados serviços de conhecimento público notório em benefício do município; já a Ordem do Mérito Municipal destina-se a premiar o mérito de pessoas nascidas ou não na cidade, que comprovadamente tenham contribuído para o bem-estar social, para a elevação intelectual de nossa gente ou para o progresso material do nosso Município.

CONFIRA OS HOMENAGEADOS:

Título de Cidadão Honorário Paraisense

DINOMAR CAMPOS DO AMARAL – Voluntária Social,
FÁBIO DE OLIVEIRA – Servidor Público Municipal,
IARA DONISETE CAPARELLI – Diretora da Escola Municipal Prof.ª Maria de Lourdes Dizaró,
IDONE DONIZETTI DE ARAÚJO – Empresário, PR. JESSÉ CRUZ DUARTE - Pastor,
JOEL JOSÉ MARINO – Aposentado,
LUCIANO SANTANA DA MATA – Coordenador de zoonoses,
MARLENE CAMPOS DE PAULA - Empresária,
NILSON MARTINHO LABANCA – Médico Veterinário,
DRA. PAULA MARIA CARVALHO DO LAGO - Médica,
RAFAEL SOUZA GOMES – Delegado da Polícia Civil,
REJANE PIMENTA FURTADO - Empresária,
VALÉRIA APARECIDA DE RODRIGUES SILVA - Diretora da Escola Municipal Prof.ª Hilda Borges Pedrosa,
WALDIR CUSTÓDIO – Voluntário Social 

Título e a Medalha do Mérito Municipal

ADRIANA ROGERI FRANCO – Diretora de Saúde Municipal,
ALEX ROGÉRIO PASCHOINI – Locutor de Rodeio,
ALVINO ROCHA REZENDE - Aposentado,
FLÁVIO LUIZ DE SOUZA – Gerente Comercial,
GISELI ROBERTA DA SILVA CALAFIORI RESENDE – Diretora Administrativa e Financeira da Faculdade Calafiori, 
HEBERT APARECIDO PEDROSO - Empresário,
JAQUELINE APARECIDA DA SILVA QUEIROZ – Assistente Social,
JOSÉ ANTONIO DOS REIS DE PAULA – Coordenador de Esporte,
MARCELO DONIZETE - Comerciante,
MARCOS CESAR CATTANI – Gerente Geral da Rede Tonin,
MARIA DE LOURDES RIBEIRO – Lurdinha – Professora,
MARIA JOSÉ COLOMBAROLI – Professora,
MARIA SALETE DE SOUZA – Técnica de Enfermagem,
OROTHIDES AUXILIADOR DE SOUZA - Fazendeiro,
RENATO OLIVEIRA SÍMARO NOVAES – Policial Militar,
RENATO SILVEIRA DOS REIS – Farmacêutico e Pesquisador,
SÉRGIO RODRIGUES LEONARDO – Presidente da OAB/MG,
DRA. TALITA SPÓSITO – Médica 

Título Cidadão Benemérito Paraisense

LUCIANO COSTANTINI - Médico,
MARCELO DE PÁDUA – Empresário,
MARCO ANTONIO WESTIN OLIVEIRA - Advogado,
NEUBE DOS REIS CEZARINO - Comerciante,
DRA. RACHEL DE OLIVEIRA SILVEIRA COSTANTINI - Médica,
THAIS CRISTINA DE SOUZA CASSIMIRO OLIVEIRA – Educadora Física Municipal