CURTAS EDIÇÃO 2785

Curtas

Por: Redação | Categoria: Acidente | 27-01-2024 05:50 | 225
Foto: Arquivo

Operações
Postagem feita pela Assessoria de Comunicação pelo 43.º Batalhão de Polícia Militar, sediado em São Sebastião do Paraíso, informa que são realizadas “diversas Operações de Fiscalização de Trânsito em toda a sua área territorial. O objetivo é combater crimes e inflações relacionadas ao trânsito”, diz a nota. Esta coluna sugere fiscalizações específicas e com ênfase para coibir motociclistas em excesso de velocidade (muitos voam baixo), e quanto aos canos de escapamento barulhentos, reclamação recorrente da população. 

Pré-candidato
Em outras épocas, ano de eleições municipais, em janeiro já se ventilavam nomes de pré-candidatos às convenções em São Sebastião do Paraíso. Estavam praticamente definidos. Embora informalmente se saiba de articulações que vêm sendo feitas desde o ano passado entre integrantes de várias siglas partidárias, quem até agora afirma ser pré-candidato à reeleição é o prefeito Marcelo Morais. 

Pelo PT
Pelo Partido dos Trabalhadores ventila-se que Ubirajara Thiago Medeiros Ferreira (Bira) que disputou a eleição em 2020, poderá ir à convecção postulando ser novamente candidato a prefeito. Outro nome que tem sido mencionado é Rildo Domingues, integrante da diretoria do SEMPRE, Sindicato dos Servidores Municipais. No entanto são informações extraoficiais. 

Tentam convencê-lo
Filiado ao União Brasil, o nome do ex-prefeito Mauro Zanin é mencionado desde o ano passado como eventual candidato, mas ele não confirma. Desde que concluiu seu segundo mandato além de empreendimento no agronegócio, Mauro se dedica à área de consultoria e sua equipe presta assistência a grupos empresariais de renome, em diversos estados. Mas ao que consta, ´”com base no índice de aprovação obtido ao deixar a Prefeitura, e sua bagagem política”, apoiadores buscam convencê-lo a ir à disputa.

Reajuste salarial
Em Assembleia realizada quinta-feira (24/1) na sede da Associação dos Funcionários foi realizada Assembleia do SEMPRE – Sudoeste, Sindicado dos Servidores Municipais para discutir sobre o reajuste para a categoria a ser reivindicado junto ao chefe do Executivo municipal. Um dia depois a proposta foi encaminhada, solicitando 10% de reajuste, considerando o índice inflacionário referente dezembro de 2023, 4,62% , acrescido de 3%, percentual econômico dos anos anteriores (PIB) e mais 2,38% de ganho real.

Data-base
Discutiu-se também o reajuste do auxílio alimentação, o qual pretendem seja de livre negociação entre o Município e Sindicato. Reivindicam que em 2024 seja implementado acréscimo de R$ 200,00 no auxílio, que sendo aprovado será de R$ 419,20. A data-base da revisão salarial dos servidores no município de São Sebastião do Paraíso ocorrem em fevereiro, conforme Lei Orgânica do Município.

Mais emitiu
Minas é o estado que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) neste mês de janeiro. Desde o início oficial da emissão da CIN, em 27/12/2023, até o momento, foram emitidas mais de 130 mil carteiras, sendo 86 mil apenas em janeiro deste ano, nos mais de 400 Postos de Identificação da Polícia Civil instalados em prefeituras, câmaras municipais, delegacias e 42 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), coordenadas pela Secretaria de Estado e Planejamento e Gestão (Seplag-MG)

3 versões
Os dados da emissão de janeiro de 2024 foram divulgados pelo Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos (MGI) nesta semana. A nova identidade é confeccionada em modelo único e tem validade em todo território nacional, adotando o número de inscrição de cadastro de pessoas físicas (CPF) como registro geral nacional. A Carteira de Identidade Nacional conta com as versões impressa - em Minas Gerais expedida em papel de segurança - e digital.

MEMÓRIA PARAISENSE
Em 27 de janeiro de 1987, portanto há 37 anos, foi fundado o Clube Recreativo Sêniors Parai-sense. No local também há o Estádio “José Caetano”. Seu primeiro presidente foi o agropecuarista Antônio Jacinto Caetano.