SOLTOS PELAS RUAS

Animais soltos pelas ruas de Paraíso voltam a ser pauta na Câmara

Pedro Delfante faz nova denúncia e destaca a urgência de medidas para o controle de animais de grande porte nas vias públicas
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 28-02-2024 09:43 | 756
Cavalos atravessam trecho da avenida Zezé Amaral em momento de tráfego intenso, causando tranatornos no trânsito
Cavalos atravessam trecho da avenida Zezé Amaral em momento de tráfego intenso, causando tranatornos no trânsito Foto: Divulgação

O problema persistente de animais de médio e grande porte, como cavalos e vacas, vagando livremente pelas ruas de São Sebastião do Paraíso, foi mais uma vez pauta na Câmara Municipal. A questão, que não é novidade para os vereadores, foi abordada com preocupação pelo vereador Pedro Delfante durante a sessão ordinária de segunda-feira, 26.

Da tribuna, Delfante expressou sua inquietação: "Animais de médio e grande porte como cavalos e vacas soltos pelas ruas de Paraíso é um problema que se arrasta há anos e continua trazendo problemas à população". Ele enfatizou a gravidade da situação, apontando não apenas para os maus tratos aos animais, mas também para o risco significativo que representam para a segurança no trânsito e a integridade física dos cidadãos. O vereador citou avenidas de grande movimento, como Zezé Amaral e Dr. José de Oliveira Brandão Filho, próximo ao prédio da Câmara e o novo Fórum, onde é comum ver esses animais pastando ou atravessando as vias, aumentando o risco de acidentes, especialmente à noite.

O vereador cobrou do poder público ações efetivas para a fiscalização e controle dessa problemática, mas destacou os esforços da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil em registrar ocorrências e tentar responsabilizar os donos dos animais envolvidos em acidentes.

Porém, Delfante ressaltou a limitação atual do poder público em lidar com animais que não estão diretamente envolvidos em acidentes de trânsito, mas que seguem soltos pela cidade, causando tumulto e gerando riscos. A fim de tentar reduzir o problema, ele fez um apelo direto aos proprietários de animais, pedindo que tomem medidas responsáveis para evitar que seus animais circulem livremente pelas vias públicas. "É uma questão séria: vacas e cavalos soltos são um perigo", ressaltou, incentivando a população a denunciar qualquer avista-mento de animais soltos à Guarda Civil Municipal.

Por fim, o vereador lembrou que existe um projeto da Prefeitura de Paraíso de se construir um abrigo para animais abandonados de médio e grande porte. Sendo que este local já estaria em processo de licitação pelo Executivo. Até lá, Delfante defende que o poder público busque parceiros dentro do município para abrigar temporariamente esses animais até que espaço apropriado para este fim esteja em operacionalização.

Animal rasga sacos se lixo para se alimentar em região próxima à Câmara Municipal e ao novo Fórum