PARLAMENTO JOVEM

Câmara realiza Lançamento Oficial do Parlamento Jovem 2024

Por: . | Categoria: Política | 12-03-2024 15:02 | 319
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal, por meio da Escola do Legislativo, realiza nesta semana o Lançamento Oficial do Parlamento Jovem 2024. O evento será realizado na quarta-feira, dia 13 de março, a partir das 19 horas. O projeto convida os jovens do ensino médio para debater sobre o tema "Melhorias no ensino escolar". A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo Whatsapp: (35) 3531-4770.

O PJ prevê oficinas semanais, todas as quartas-feiras, às 19 horas, na Câmara Municipal. Nos encontros, os jovens aprenderão sobre o funcionamento da política e sobre como participarem ativamente e serem protagonistas nas mudanças da nossa sociedade. Além disso, eles também debaterão sobre o tema do ano e atuarão como verdadeiros vereadores/deputados, criando propostas para melhoria do ensino escolar.

Os jovens participantes terão a oportunidade de terem suas vozes ouvidas e de trocar ideias com outros jovens do município, da região e do estado. O projeto conta com lanche e viagens, inclusive para participação no "Festival da Cidadania", que acontecerá em Guaxupé. Um diferencial deste ano é que o encerramento do PJ 2024 em Paraíso contará com uma viagem a Belo Horizonte para todos os participantes, os quais conhecerão a sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a Cidade Administrativa.

Conheça as redes sociais do PJ de Minas (Instagram e Facebook) e da Escola do Legislativo (Instagram e Facebook).

SAIBA MAIS
O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

Em 2024, o PJ Minas realiza sua 20ª edição, com 150 câmaras municipais parceiras. As cidades participantes estão distribuídas em 20 polos regionais. São Sebastião do Paraíso faz parte do Polo Sudoeste, hoje o maior do estado, com 21 cidades participantes.

Todo o programa é desenvolvido em rede, com a troca de informações e conteúdos entre as cidades e os polos participantes. Este ano, o tema para debate é Melhorias no ensino escolar. Os subtemas são: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”.

O projeto é estruturado em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada na capital mineira. Ao final, as propostas elaboradas e votadas pelos estudantes são encaminhadas à Comissão de Participação Popular da ALMG e podem se transformar em propostas de ação legislativa, com vários desdobramentos práticos dentro do Parlamento Mineiro. (Ascom Câmara Mun. SSP)