"BADERNAS"

Biju encaminha ao Ministério Público pedido de providências sobre “badernas” no Complexo San Genaro

Por: Nelson Duarte | Categoria: Política | 20-03-2024 05:04 | 1865
Vereador Juliano Carlos Reis (Biju)
Vereador Juliano Carlos Reis (Biju) Foto: Divulgação

O vereador Juliano Carlos Reis (Biju) encaminhou ao Ministério Público, segunda-feira (18), pedido de providências para coibir o que definiu como “badernas”, que conforme denúncia de moradores, têm ocorrido no Complexo San Genaro. Segundo relatos, “há um barulho infernal” provocado por motociclistas em finais de semana, que empinam motos a noite toda”. Moradores afirmam que já solicitaram providências à Polícia Militar, mas não foram atendidos.

Biju reuniu postagens feitas por moradores em redes sociais feitas desde o início do ano. Numa delas, a reclamante afirma ter “falado com a PM e lhe disseram que infelizmente não podem fazer nada pois eles vindo resolveriam o problema somente no momento e que mais tarde voltaria tudo novamente” e “pela informação que me passaram a gente teria que ir até o Ministério Público ou até a prefeitura e pedir uma posição dos vereadores”.

O vereador compara que enquanto há ações severas em relação a trabalhador que a duras penas está tentando pagar os documentos, tentando comprar um pneu que ainda está liso, que está trabalhando ganhando entrega por entrega, a polícia não tem agido para coibir moto fazendo arruaça, com escapamento irregular sem filtro, notório para todo mundo ver, todo fim de semana”, e “falam que vereador e prefeito é que tem que resolver estes casos”.

Biju afirma que o Complexo San Genaro “deveria provir esporte saúde integração familiar, mas está uma situação que está gerando um transtorno para os moradores no entorno tanto do complexo de lazer do San Genaro quanto em toda a extensão das lagoas e bairros vizinhos”.

Depois de ler alguns relatos de moradores, Biju solicitou que fosse reproduzido no telão da Câmara, vídeo gravado por morador, no qual demonstra o barulho de motocicletas. “Precisamos unir forças para disciplinar o local ultimamente nos quatro cantos de Paraíso o que a gente mais ouve é, onde estão as autoridades, cadê as autoridades e isso para mim é muito ruim porque o meu papel estou cumprindo com muito amor”, disse.

Moradores afirmam que tem ocorrido “promiscuidade de quarta a domingo das quatro até as sete horas da manhã, jovens usando drogas e bebendo, colocando a integridade deles e de outras pessoas em risco. “Poderia me dizer onde entra a lei de perturbação do sossego”, questiona uma moradora. “Nesses casos e se procede essa informação, infelizmente o que me foi passado é que a gente teria que se identificar fazer o boletim de ocorrência, mas nem isso a PM se prontificou a fazer”. Há ainda relatos sobre cães de grande porte circulando naquele local sem focinheira, que está na legislação municipal e deveria haver fiscalização, e obstrução de calçadas.

Noutra postagem lida por Biju, a internauta afirma: “Chamei a polícia já mandei mensagem para o prefeito, mas não fazem nada. Chega quarta a domingo não sei mais o que fazer a gente não consegue dormir”. 

O vereador explica ter reunido postagens de internautas, reportagens jornalísticas, vídeos, e encaminhado ao Ministério Público. “A Câmara, eu tenho certeza, senhor presidente,  vamos estar aí no mesmo direcionamento para resolver, só que já chega, temos que ter disciplina a gente tem que pautar pela qualidade de vida desses moradores. Estou vendo muita omissão, mas agora a gente já enviou ao Ministério público e está deixando bem claro a nossas intenções de consertar o que está errado no nosso município”.

APOIARAM
O vereador Lisandro Monteiro disse que há vinte dias esteve no San Genaro, gravou vídeo ao vivo mostrando o desespero de uma moradora autista com o barulho no local. Conforme explicou, foi ameaçado, “passaram sete motoqueiro na porta de sua casa de carnes, acelerando suas motos em atitude de provocação”.

O vereador salientou ter enviado ofício relatando o problema existe no San Genaro para o comandante da Polícia Militar em Paraíso. “Mas até hoje não tive resposta”. Segundo ele outras regiões da cidade também padecem com barulho.

A vereadora Cidinha Cerize lembrou que também demandou providências para coibir barulho, e sugeriu que Biju anexe as solicitações feitas pelos vereadores, junto ao seu material encaminhado ao Ministério Público.

O vereador Marcos Vitorino (Marcão) também apoiou a busca de resolução definitiva deste problema, lembrando que foi proposto audiência pública para tratar sobre o trânsito, e um dos temas é a questão da poluição sonora. “Venho, juntamente com a assessoria da Câmara, desenvolvendo um projeto que trata sobre a emissão de ruídos sonoros e impõe penalidades”, disse Marcos, ao sugerir que referido projeto seja assinado por todos os vereadores.