QUEIMADOS

Equipes estão em treinamento para ampliação do Hospital de Queimados em Paraíso

“Implantação do Centro de Tratamento de Queimados (CETRAQ) não é simples e será necessário envolvimento de muitas mãos”
Por: Nelson Duarte | Categoria: Política | 08-11-2023 08:56 | 1392
Vereadora Cidinha Cerize
Vereadora Cidinha Cerize Foto: Helena Lage Tallmann

O prefeito Marcelo Morais anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde está credenciando a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso como Hospital de Queimados, tipo 3. A vereadora Cidinha Cerize que é fisioterapeuta participou na semana passada de treinamento, já com vistas a referida implantação do novo serviço. “O processo não é simples, há milhares de exigências para que tenhamos um Centro de Tratamento de Queimados, semelhante ao do Hospital João XXIII”, salienta.

O Estado percebe a existência de vazio assistencial nesta área. O número de hospitais para atender a demanda existente para queimados é insuficiente, há muito mais pacientes que prestadores de serviços. Minas está reestruturando toda a rede de atendimento a queimados, e Paraíso é dos municípios que se colocada dentro desta rede, diz Cidinha Cerize.

“Na semana passada participei de treinamento. O governo proporcionou capacitação para profissionais de vários municípios onde estão sendo implantados Centros de Tratamento de Queimados - Cetraq. Para que tudo isto aconteça, tem que haver recursos, médico capacitado, cirurgião plástico, terapeutas, equipe multidisciplinar, treinamento da porta de entrada. Toda essa equipe tem que participar do treinamento. Para que isso aconteça é necessário o envolvimento de muitas mãos, ou seja, o Governo do Estado, o Município, a Santa Casa, os profissionais e isto já está acontecendo”.

Cidinha ressalta que Paraíso vem atendendo pacientes queimados, alguns muito graves, que ficaram aqui até conseguirem vagas no Hospital João XXIII. Este processo está em andamento e o Cetraq terá ações muito importantes, inclusive em termos de orientações à população. A grande maioria de pacientes queimados ocorre pelo uso inadequado de álcool, principalmente em churrascos. Há também queimaduras por eletricidade, químicas, por fogo, e a população tem que estar treinada e consciente do que pode ou não fazer, esclarece.

“Nesses acidentes a gente tomou conhecimento de crianças que estavam próximas, e por Deus, no momento do acidente haviam saído. Chama a atenção o número de crianças queimadas ser maior que o de adultos. Eu achava que era o contrário, mas não é. O maior número de acidentes ocorre nas cozinhas das residências, com crianças que puxam panelas de água quente, panelas de doce. É doloroso, situação difícil, traumatizante. Se Deus quiser serão programadas campanhas através de veículos de comunicação sobre prevenção de acidentes e para se evitar queimaduras, e haverá também treinamento específicos para funcionários de indústrias”, diz a vereadora.

Cidinha sugere que população precisa estar treinada, para saber, numa eventualidade, o que fazer, porque na Santa Casa há equipes treinadas com esses protocolos. “Sinto-me muito orgulhosa de participar da construção de tudo isso. A gente sente a necessidade de fortalecimento, de divulgação, mas isso vai acontecer. Fico feliz em trazer estas notícias, Paraíso vai indo muito bem. Vou bater na tecla que o melhor tratamento é a prevenção”, conclui.