MEDALHA

Criada em Minas Gerais a Medalha Alysson Paolinelli

Por: . | Categoria: Política | 06-12-2023 09:56 | 942
Foto: Reprodução

Em Belo Horizonte um evento de grande significado ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Foi oficializada a Lei número 24.582/2023, criada através do Projeto de Lei Nº 1.050/2023 de autoria do deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL MG), Antonio Carlos Arantes (PL), e sancionada pelo governador Romeu Zema.

A lei institui a Medalha Ministro Alysson Paolinelli em Minas Gerais, uma honraria destinada a reconhecer e homenagear pessoas e instituições que desempenham papel relevante na agropecuária, no setor agrário e no desenvolvimento sustentável do estado. A cerimônia contou com a presença ilustre do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; do presidente da FAEMG, Antonio Pitangui de Salvo; e de famíliares de Alysson Paolinelli, representada por sua esposa, Marisa Gonzaga, e seu filho, Gustavo Paolinelli, que receberam a publicação da lei.

O secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, expressou sua satisfação com a iniciativa: "Nós, do agronegócio, nos sentimos muito prestigiados e honrados com a criação dessa medalha. Ficamos muito felizes com essa iniciativa do deputado Arantes e com a sanção do governador Romeu Zema".

Marisa Gonzaga, esposa de Alysson, destacou o significado especial da comenda: "O lançamento dessa medalha tem um sentido especial, porque vai significar, na prática, a perpetuação da sua imortalidade".

O deputado Antonio Carlos Arantes destacou a importância da amizade e da carreira de Paollineli: "Fomos grandes amigos e cada momento com ele era marcante, por isso precisamos defender esse legado. Para que os jovens, que ele tanto defendia, possam continuar esse trabalho tão importante para a nossa agricultura".

O legado extraordinário de Alysson Paolinelli, nascido em Bambuí (MG), é reconhecido como o "pai da agricultura moderna" e o "pai do cerrado". Sua contribuição fundamental na expansão do cerrado brasileiro e na consolidação do Brasil como grande exportador de alimentos lhe rendeu reconhecimento internacional, incluindo o World Food Prize em 2006, considerado o "Prêmio Nobel da Alimentação". Com a instituição da Medalha Alysson Paolinelli, busca-se celebrar e reconhecer aqueles que seguem seu exemplo, contribuindo para o desenvolvimento responsável e sustentável da agropecuária em Minas Gerais.

A Medalha Ministro Alysson Paolinelli será concedida em diversas categorias, abrangendo desde Pequeno Produtor, Médio Produtor e Grande Produtor até Universidades, Empresas de Pesquisa e Inovação Públicas e Privadas, Jornalismo e Comunicação Agro, Entidades, associações, cooperativas e empreendimentos Agropecuários, Pesquisadores e Profissionais das diversas ciências que impactam positivamente na agropecuária, até pessoas públicas e/ou de governo, empresas agropecuárias e agroindústrias, e jovens produtores.