FIBROMIALGIA

Cidinha Cerize propõe PL para proteção dos direitos da pessoa com fibromialgia

Por: . | Categoria: Política | 06-03-2024 10:12 | 1084
Vereadora Cidinha Cerize
Vereadora Cidinha Cerize Foto: Divulgação

A vereadora Cidinha Cerize apresentou à Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso na sessão de segunda-feira (4), projeto de lei que visa instituir Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia.

Esta condição médica complexa e debilitante, conforme explica, é caracterizada por dor generalizada, fadiga e uma variedade de sintomas que impactam significativamente a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

"A fibromialgia, apesar de sua prevalência, muitas vezes é subestimada e mal compreendida. A iniciativa busca trazer à tona a importância de reconhecer a fibromialgia como uma condição de saúde séria, merecendo atenção especial por parte do poder público".

A justificativa da vereadora para o projeto é embasada em diversos aspectos. "Em primeiro lugar, a necessidade de reconhecimento da fibromialgia como uma questão de saúde pública é crucial. A falta de compreensão muitas vezes leva a subdiagnósticos e, consequentemente, a falta de apoio adequado para aqueles que vivenciam essa condição".

A criação de uma política municipal específica também visa estabelecer diretrizes claras para o tratamento e suporte a pessoas com fibromialgia. Isso inclui a implementação de programas educacionais para profissionais de saúde, a fim de aprimorar o diagnóstico precoce e o manejo eficaz da doença, ressalta.

Além disso, ao instituir medidas que visam a garantia de direitos específicos para indivíduos com fibromialgia, reforço a importância de uma abordagem inclusiva e sensível às necessidades daqueles que enfrentam desafios diários relacionados à condição, pontua Cidinha Cerize.

O vereador Vinício Scarano que também luta por essa causa, pediu para assinar o projeto, dando assim mais força nessa causa.

Também é de autoria de Cidinha Cerize a Lei Municipal 4680, que cria o Dia Municipal da Conscientização Sobre a Fibromialgia, a ser comemorado em 12 de maio. "Essa lei veio para somar", explica.