Farmacêutico paraisense toma posse na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

Foto: Reprodução

O farmacêutico e influenciador digital paraisense Renato Silveira dos Reis tomou posse no dia 30 de janeiro, em Brasília, como acadêmico da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). Ele passa a ocupar a cadeira nº 55 do colegiado de Comunicação e Marketing Digital.

Em cerimônia, realizada no Parlamundi Centro de Convenções, o novo integrante foi agraciado com o título acadêmico de imortal e recebeu o Colar do Mérito Cultural, honrarias concedidas pela instituição em reconhecimento à sua trajetória profissional e ao impacto social de seu trabalho. A indicação e aprovação do nome ocorreram em meados de 2025, em reconhecimento à sua contribuição profissional, exercida com ética e responsabilidade social.

Empresário, farmacêutico, mestre em medicina naturalista, especialista em Nutriendocrinologia, Renato consolidou também uma expressiva atuação no ambiente digital. Somando mais de 12 milhões de seguidores em suas plataformas, ele alcança diariamente um público equivalente à população de grandes capitais brasileiras, número que traduz não apenas popularidade, mas capacidade de formação de opinião.

Na prática, esse alcance transforma seus conteúdos sobre saúde, prevenção e qualidade de vida em informação de impacto coletivo, com repercussão que ultrapassa fronteiras regionais e posiciona o profissional como referência nacional, em sua área de atuação, nas redes sociais. Aborda temas científicos em linguagem direta e acessível. Atua desenvolvendo soluções em saúde integrativa, unindo ciência e aplicação prática no dia a dia das pessoas, com foco em qualidade de vida e bem-estar e educação em saúde.

Como influenciador, construiu uma comunidade sólida e se tornou referência ao falar de saúde, hábitos, disciplina e mudança de vida, sempre com foco em resultados reais e consistentes. Casado com Maria Angélica Baranauskas Villela dos Reis, o casal tem os filhos Jhonas e João, costuma defender a mensagem de que é possível recomeçar e alcançar objetivos por meio de fé, coragem e trabalho estrutu-rado.

"É uma alegria poder representar São Sebastião do Paraíso neste reconhecimento. Recebo essa distinção com gratidão e senso de responsabilidade, acreditando que o conhecimento só tem valor quando gera transformação real na vida das pessoas", disse.

A ABRASCI é uma entidade cultural e acadêmica sem fins lucrativos que reúne personalidades de diversas áreas do conhecimento, com a missão de preservar a memória histórica, valorizar contribuições relevantes e promover educação e consciência social.

Fundada em 1910 - inicialmente como Academia Brasileira de História - a instituição ampliou suas áreas de atuação ao longo das décadas, incorporando artes, cultura, ciência e literatura. A missão é preservar a memória histórica, valorizar a produção cultural e reconhecer personalidades com contribuições relevantes para a sociedade.

Em mais de um século de atividades, a entidade participou de iniciativas como restaurações patrimoniais, traslados históricos, organização de comemorações nacionais e publicação de centenas de obras e artigos. Também promoveu seminários e eventos no Brasil e no exterior, mantendo parcerias com instituições culturais, educacionais e órgãos públicos.

Com sede em Brasília, a Abrasci tem como presidente do Conselho Diretor a acadêmica Waldireni Morais Chelala e mantém atuação contínua na promoção de reconhecimento cívico e cultural a brasileiros que se destacam em suas áreas.